I'VE GOT TO FIND MY BABY!

Elvis e o Karatê

Elvis e Ed Parker, um de seus seguranças à época, treinam movimentos de Karatê em 1974. Parker era professor de artes marciais, tendo ganho sua faixa preta em Judô em 1949 e sendo considerado melhor que Bruce Lee.


Elvis foi exposto pela primeira vez ao Karatê em 1958, depois que foi convocado para o Exército e estava estacionado na Alemanha. Seu primeiro professor foi o shotokan alemão Juergen Seydel, que ensinou suas técnicas a Elvis em sua casa em Nauheim. Como militar dos EUA, Elvis tinha 30 dias de férias remuneradas por ano. Durante suas férias em Paris, ele teve aulas particulares com Tetsugio Murakami, um dos principais shotokan do Japão. Em certa ocasião, Elvis passou nove dias seguidos estudando durante várias horas com Murakami.

Elvis e Tetsugio Murakami em 1960
Com muito tempo livre nas mãos, Elvis também passava horas treinando com Rex Mansfield, um soldado de seu batalhão na Alemanha. Foi durante essa época que ele começou a condicionar suas mãos para quebrar placas de madeira e outras superfícies duras.

Em 1960, Elvis, com treinamento em estilo japonês em seu currículo, conheceu o pai americano do Kenpo, Ed Parker, que o apresentou a Hank Slomanski, que por sua vez testou Elvis no intuito de receber sua faixa preta. Foi Hank que promoveu Elvis para 'Faixa Preta' em 21 de julho de 1960 e deu pessoalmente a ele seu próprio cinto. Depois disso, Slomanski mandou um recado a Ed Parker dizendo "seu filho não é mais bonito, mas é um faixa preta".

Elvis treinou de 1970 a 1974 com o Mestre Kang Rhee em Memphis. Rhee tinha uma boa reputação e havia sido muito bem recomendado por Ed Parker, seu antigo instrutor e agora segurança particular. Durante os quatro anos com o Mestre Rhee, Elvis, assim como todos os outros estudantes, selecionou um nome de animal pelos qual gostaria de ser chamado na área de treinamento. A primeira escolha foi "Mr. Panther", que foi mudado mais tarde para "Mr. Tiger" por causa de implicações políticas da época associadas com o nome "Panther" (um grupo político chamado Pantera Negra promoveu o caos nos anos 1960 e 1970 defendendo o armamento dos negros e sua total libertação dos conceitos da "América Branca").

Elvis treinava com os outros estudantes em sessões de treinamento regulares. A disciplina em sala de aula era tão rigorosa que Elvis era considerado apenas um dos alunos comuns, sem direito de chamar a imprensa para promovê-lo nem admitir fãs. Por sua técnica e disciplina, Elvis foi agraciado com a Faixa Preta Grau 7 em 1973 pelo Mestre Rhee e passou a testar e promover estudantes de baixa patente. Tendo sido aluno de nomes como Murakami, Parker e Rhee, Elvis foi nomeado instrutor no Pasaryu Karate Association.

Elvis e o Mestre Kang Rhee em 1974


Certa vez, durante uma sessão de treinamento, Elvis estava ensinando a uma aluna uma técnica de escapada que pedia que a vítima ferisse as pernas do assaltante. Depois de repetidas tentativas de Elvis para fazê-la aprender corretamente, a aluna exasperada chutou suas canelas com tanta força que ele quase caiu com a dor. Mas ela tinha aprendido, e era o que importava.

Os alunos mais jovens muitas vezes ficavam assustados com a presença de Elvis. Ao tomar conhecimento do problema a respeito de um menino de 9 anos, Elvis chamou-o menino e falou em particular com ele, presenteando-o com seu relógio que tinha gravado 'Elvis Presley'.

Mestre Kang Rhee, Elvis e seus colegas de treinamento em 1974







Amigos próximos de Elvis chamam este período de quatro anos de "os anos dourados" - os anos de paz e contentamento espiritual para ele. E Kang Rhee era muito bem recompensado por isso. Em 4 de junho de 1973, Elvis deu a Rhee um dos presentes mais especiais que deu a alguém, um Cadillac Eldorado Deluxe feito para seu uso pessoal. Este não era um presente comum. Elvis costumava dar carros tão rápido quanto podemos piscas, mas  raramente deu um carro que havia sido personalizado pessoalmente para ele.

Elvis, que normalmente treinava com um uniforme tradicional, considerava aquilo um tipo de performance. Por isso, um uniforme especial foi projetado, como uma espécie de jumpsuit. O uniforme era aparado em cetim vermelho, tinha o patch "TCB" no lado esquerdo do peito, o patch com coroa e punho na manga esquerda e um cinto preto, bordado com as informações pessoais de Elvis.



Na primeira "apresentação" com o novo uniforme, Elvis estava demonstrando uma técnica de chute quando suas calças rasgaram. Constrangido, Elvis explicou a mim e à classe que não usava nenhuma "roupa de baixo", e me perguntou "e agora, o que eu faço?". Percebendo que a demonstração de técnicas de chutes ainda estava incompleta, Elvis começou a demonstrar uma variedade de técnicas de auto-defesa, incluindo a defesa contra um agressor armado com faca e defesas contra agressores próximos antes de recuar.

Neste interim, Elvis fingiu demonstrar uma técnica de defesa contra uma pessoa com arma de fogo a menos de 1,5 metro de distância. Ele então caiu de joelhos, explicando que a única defesa àquela distância era "orar". Kang Rhee, os alunos e todos os espectadores riram e bateram palmas. Elvis também demonstrou sua posição de combate e, brincando, desafiou seu mestre para uma luta. Além da descontração, Elvis também participava dos testes dos alunos, fazendo parte da comissão julgadora e observando atentamente como o estudante trabalhou para a sua promoção.

Normalmente, em uma escola de artes marciais tradicional, ninguém está autorizado a treinar usando sapatos ou meias; no entanto, em um dia em particular, Kang Rhee fez uma exceção para Elvis. Alguns dias antes, Elvis havia feito uma cirurgia para corrigir uma unha encravada e seu mestre não queria que seu pé fosse infectado. Elvis também teve uma lesão na mão. Um fã, tentando tocá-lo, inadvertidamente arranhou as costas da mão de Elvis, que não foi submetido a nenhum tratamento e posteriormente tornou-se infectada. Elvis contou sobre o arranhão, explicando porquê sua mão estava enfaixada, em diversos shows de 1974.

Elvis Presley recebeu o certificado de Faixa Preta Grau 8 do Mestre Rhee em uma cerimônia privada no dia 16 de setembro de 1974. Elvis aceitou seu prêmio perante seus colegas estudantes e suas famílias. Alguns dias antes desta ocasião, Elvis enviou um bilhete a Charlie Hodge pedindo que ele providenciasse a gravação de seu nome e da inscrição "Faixa Preta Grau 8" em um de seus certificados.

Esta e próximas sete: Elvis recebe o certificado de Faixa Preta Grau 8 em 16 de setembro de 1974

Da direita para a esquerda: Elvis, Linda Thompson, Dee (madrasta de Elvis) e Vernon Presley






Certificado de grau de Elvis 


"Charlie, leve minha medalha Kenpo de ouro aos joalheiros da  Thunderbird e peça para gravarem meu nome e e Faixa Preta Grau 8 nela. Ponha a data de 5 de setembro de 1974. Espere lá enquanto eles fazem isso, quero ela ainda hoje."


O Karatê sem dúvida era uma parte importante da vida de Elvis. Tanto que ele fazia questão de demonstrar alguns golpes em seus shows desde 1969 até 1977. No anos de 1974 e parte de 1975, as demonstrações duravam vários minutos e chegavam a ser entediantes para quem havia pago para ouví-lo cantar.











O comprometimento de Elvis com as artes marciais lhe rendeu um lugar no Hall da Fama das Artes Marciais.


THE NEW GLADIATORS


Em julho de 1974, Elvis fundou o Tennessee Karate Institute (TKI), que era comandado por Red West e Bill Wallace. Em setembro de 1974 , Elvis estava planejando financiar e atuar em um documentário sobre as artes marciais. No final do ano Elvis teve uma mudança de pensamento sobre o projeto, que nunca foi levado adiante.

O filme abaixo foi gravado no TKI e na escola de Kang Rhee com a intenção de ser uma parte do projeto. Há dúvidas sobre o tempo das filmagens - se foram todas feitas no mesmo dia ou em dias separados -, mas Jerry Schilling afirma que tudo foi filmado em 16 de setembro de 1974. Este filme vem de um DVD chamado "Elvis Presley Gladiators", que foi lançado em 2009 e esteve disponível apenas por um curto período de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.

Postagens populares