I'VE GOT TO FIND MY BABY!

O Retorno do Rei: '68 Comeback Special



Elvis, também conhecido como '68 Comeback Special, foi ao ar na televisão norte-americana no dia 3 de dezembro de 1968 e marcou oficialmente o retorno de Elvis Presley aos palcos, no ano seguinte, depois de 13 anos fazendo filmes questionáveis em Hollywood. Dirigido e produzido por Steve Binder, o musical teve uma duração longa para os programas da época, se estendendo por 90 minutos em um momento em que mesmo as séries de maior sucesso tinham apenas 45 minutos, e atraiu uma platéia de mais de 200 milhões de pessoas. A apresentação informal de Elvis frente a uma pequena platéia é considerada uma precursora do conceito "unplugged", mais tarde popularizado pela MTV.


IDÉIA E CONCEITO

Apesar do grande sucesso tanto em sua carreira musical quanto no cinema no final dos anos 1950 até meados de 1960, Elvis viu esse status diminuir de forma constante nos anos que antecederam 1968. A cena musical tinha mudado drasticamente desde seu último single #1 em 1962, e Presley estava ameaçado por bandas como The Beatles e a invasão britânica em geral, que estava dominando o final da década com o "iê iê iê".

Em parte devido aos scripts repetitivos e canção risíveis, e em parte devido ao sentimento geral de que ele já não era "legal", os filmes de Presley tinham vindo a fazer menos dinheiro em cada lançamento e o cantor estava cansado de Hollywood. Com isso, o Coronel Tom Parker encontrava obstáculos cada vez mais difíceis de ultrapassar para garantir o habitual cachê de US$ 1.000.000 por filme, e não tinha alternativa a não ser fazer uma abordagem diferente. Ele então negociou um acordo com a NBC para financiar  um especial de televisão e um filme ("Ele e as Três Noviças", de 1969), pelos quais Elvis receberia um montante de US$ 1.250.000.

Elvis durante conferência de imprensa para o '68 Comeback Special. FONTE: Getty Images/NBC.


Parker queria que o show, que seria transmitido na época do Natal, não tivesse mais do que Presley cantando músicas natalinas; ele acreditava que o especial poderia ser simplesmente uma versão de televisão do programa de rádio de Natal com o qual Elvis havia contribuído no ano anterior. Para desviá-lo da idéia, Binder argumentou que o especial era uma oportunidade para restabelecer a reputação do cantor após anos de filmes medíocres e gravações de qualidade variável, e que tudo deveria ser feito para retirá-lo de perto dessa imagem. Ele então contratou roteiristas especializados em shows com temas específicos: grandes sets, sequências de dança e exposição total do artista principal. No entanto, a idéia foi aberta a quaisquer variações que ajudassem a mostrar os talentos do cantor, e Presley estava aparentemente muito feliz com esta abordagem flexível.

Elvis e Steve Binder (à sua esquerda) durante a gravação da sequência "Trouble/Guitar Man".
FONTE: Getty Images/NBC.

O especial acabou incluindo uma sequência musical extravagante com números Gospel, um "mini-filme" semi-autobiográfico centrado na música "Guitar Man", e outras regravações passadas em cenários de luxo. Um segmento em um bordel com a canção "Let Yourself Go" foi inicialmente aprovado pelos censores da rede, mas removido a pedido do principal patrocinador do show, a Singer Corporation, que a considerou muito ousada; a primeira aparição pública dessa seqüência estava na versão expandida do documentário "This Is Elvis", de 1981, mas ela mais tarde retornou à edição final nos lançamentos em DVD. O final do especial contou com Elvis apelando para a paz mundial e a tolerância racial com a canção "If I Can Dream", que tornou-se um de seus maiores sucessos.

As gravações de estúdio para estes segmentos foram feitas no Western Recorders Studio 1 em Hollywood, Califórnia, entre 20 e 23 de junho de 1968, e contou com uma orquestra, o grupo The Blossoms como backing vocals e os experientes músicos de estúdio, que já haviam trabalhado com Elvis em discos como "How Great Thou Art", em 1967,  Hal Blaine, Don Randi, Tommy Tedesco, Larry Knechtel, Tommy Morgan e outros.

_______________________________________________________________________________________________________________

AS SESSÕES DE GRAVAÇÃO

Data: 20 a 23 de junho de 1968; Estúdio: Western Recorders Studio 1 - Hollywood, Califórnia


20 DE JUNHO DE 1968
                                Nothingville / Guitar Man (Part 1) ("Guitar Man's Evil" Section 1) WPA1 8045-10
                                Let Yourself Go (Part 1) ("Guitar Man's Evil" Section 2)
                                Let Yourself Go (Part 1) (1st Verse Female Vocal Overdub)
                                Flicker Routine / Let Yourself Go (Part 2) / Alley Pickup ("Guitar Man's Evil" Section 3)
                                Let Yourself Go (Composite) WPA1 8112-SP
                                Guitar Man (Part 2 - Fast) ("Escape" Section 1)
                                Calliope Carnival ("Escape" Section 2)
                                Big Boss Man ("Escape" Section 3) WPA1 8046-03
                                It Hurts Me (Part 1) ("Escape" Section 4)

21 DE JUNHO DE 1968
                                Guitar Man (Part 2 - Slow) ("Escape" Section 1 Remake)
                                It Hurts Me (Part 2) ("After Karate" Section 1)
                                It Hurts Me (Composite) WPA1 8113-SP
                                Guitar Man (Part 3) / Little Egypt ("After Karate" Section 2) WPA1 8047 / 8048-10
                                Trouble / Guitar Man (Part 4) ("After Karate" Section 3) WPA1 8030 / 8047-03
                                Sometimes I Feel Like A Motherless Child / Where Could I Go But To The Lord/ Up Above My Head - Intro
                                Up Above My Head / I Found That Light / Saved - Intro ("Gospel" Section 2) (Continued on June 22)

22 DE JUNHO DE 1968
                                Up Above My Head / I Found That Light / Saved (Intro) ("Gospel" Section 2 - Cont.) WPA1 8040-13
                                Saved (Part 1) / Preach For The Sky / Saved (Part 2) ("Gospel" Section 3) WPA1 8041-SP
                                Gospel Medley (Composite)
                                Trouble ("Opening") WPA1 8030-21
                                Guitar Man ("Opening")  WPA1 8047-SP

23 DE JUNHO DE 1968
                                Electronic Karate (Instrumental)
                                Guitar Scratch, Bridge (Instrumental)
                                Guitar Scratch, Bridge (Instrumental - Dubdown)
                                The Scratch (Instrumental)
                                Road Medley (Composite)
                                If I Can Dream (Record Version) WPA1 8029-05
                                If I Can Dream (Dubdown) WPA1  8111-02
                                Memories (Track)
                                Memories (Short Track)
                                Let Yourself Go (Closing Instrumental)
                                Let Yourself Go (Closing Instrumental - Dubdown) FRA1 8104-04

_______________________________________________________________________________________________________________

MONTAGEM

Foi depois das gravações no Western Recorders que Binder teve sua mais genial idéia: colocar Elvis e seus amigos em um palco rodeado por uma seleta platéia, para a qual ele contaria algumas histórias de sua carreira e cantaria seu maiores sucessos.  Presley ficou muito apreensivo com a idéia de se apresentar ao vivo, uma vez que seu último show havia sido feito na Bloch Arena em Pearl Harbor, Havaí, em 25 de março de 1961. Binder ofereceu grande apoio e confiança ao cantor para evitar que ele rejeitasse quaisquer segmentos ao vivo. Percebendo que algumas músicas já gravadas precisariam ser cortadas para que o tempo limite do programa não fosse ultrapassado, o diretor usou a sessão informal para capturar a sensação de interferência enquanto Elvis tocava e conversava com os membros sobreviventes de sua banda original  - Scotty Moore e DJ Fontana (o baixista Bill Black havia morrido em 1965). Ele também trouxe os amigos pessoais de Presley Alan Fortas, Lance Legault e Charlie Hodge para fazê-lo se sentir à vontade.

Elvis e amigos. Da esquerda (de Elvis) para a direita: Scotty Moore, DJ Fontana, Alan Fortas, Charlie Hodge e Lance Legault.
FONTE: Getty Images/NBC.


Dois ensaios informais foram gravados, cada um com cerca de duas horas de duração; o primeiro em 24 de junho e o segundo no dia 25. Ambos ocorreram no camarim de Elvis e foram capturados em fita por Joe Esposito, usando o próprio gravador do cantor. Muitas canções foram ensaiadas, incluindo "Danny Boy", "Blue Moon" e  "This Is My Desire", além de "I Got A Woman", mas o repertório final foi decidido pouco antes da gravação oficial.

Posteriormente, às 18h do dia 27 de junho, Elvis subiu ao palco pela primeira vez em mais de sete anos, resultando em duas sessões de meia hora cada, gravadas nos estúdios da NBC Burbank. Vestido em couro preto, Presley se sentou e tocou com os companheiros de banda em dois destes shows, cada um com uma platéia diferente e com intervalo de uma hora entre eles (tempo suficiente para Presley tomar banho e ter seu equipamento limpo a seco para retirar resquícios de suor). Outros dois, também de meia hora cada, gravados às 20h de 29 de junho, trouxeram o cantor de pé frente a uma platéia e colocando sua voz em um mix pré-gravado com diversas canções, além de cantar ao vivo alguns de seus sucessos. Estas quatro sessões são muitas vezes referidas coletivamente como "The Burbank Sessions", nome vindo não apenas do local, mas dos títulos de dois LPs bootleg.

Elvis se apresenta ao vivo pela primeira vez desde 1961; Burbank, Califórnia, 27 de junho de 1968.
FONTE: scottymoore.net

Porém, apenas ínfimas partes dessas apresentações foram incluídas no especial televisivo. Presley e seus amigos tocaram e cantaram, interpondo histórias pessoais, de suas músicas e performances iniciais; o grupo também falou da educação religiosa de Elvis e fez referência aos principais grupos da época, como The Byrds e The Beatles, observando como as coisas tinham melhorado não apenas na esfera das gravações, mas também no padrão dos músicos e engenharia de som. Em meio a hits como "That's All Right", "Heartbreak Hotel", "One Night"  e "Are You Lonesome Tonight?", Elvis também tocou sucessos do momento, mostrando-se extremamente feliz com seu retorno aos palcos. "Love Me Tender" foi abertamente oferecida a sua esposa, Priscilla, que se encontrava na platéia de todas as apresentações.

TRANSMISSÃO E LEGADO

A transmissão editada de 3 de dezembro de 1968, combinando os números coreografados e algumas das sessões informais ao vivo, foi um enorme sucesso e tornou-se o especial de televisão de maior audiência do ano. De acordo com Binder, ele foi provavelmente o primeiro especial de TV de um homem só a aparecer na televisão americana. Duas versões do especial foram inicialmente exibidas pela NBC. A primeira incluía Elvis cantando "Blue Christmas", a única música sazonal que Binder concordou em usar. Quando o especial foi retransmitido no verão seguinte, ela foi substituída por uma performance de "Tiger Man".

O '68 Comeback Special tem um legado histórico, sendo  amplamente creditado como o criador da revitalização de sua carreira. Após o especial, Elvis apareceu em mais três filmes bem recebidos pelo público ("Charro!", "Lindas Encrencas - As Garotas" e "Ele e as Três Noviças", todos de 1969) e começou sua temporada em Las Vegas com uma série de performances sell-out que bateram recordes em toda a América.

O show continua atual e é sempre lembrado por diversos artistas. Em 2002, "A Little Less Conversation", presente originalmente no filme "Viva Um Pouquinho, Ame Um Pouquinho", de 1968, e regravada por Elvis para o especial, ganhou uma versão remixada por Junkie XL, que deu a Elvis seu segundo hit #1  póstumo. A seqüência de abertura "Trouble/Guitar Man" foi posteriormente copiado ou homenageado por vários artistas, como Robbie Williams, Falco e Texas. Em 2007 e 2008, dois duetos virtuais foram inspirados por performances de Presley no show; um no reality show American Idol, onde Céline Dion cantou "If I Can Dream" junto a um holograma do Rei do Rock, e outro com Martina McBride sendo digitalmente inserida na performance de "Blue Christmas" vista no especial.


TRILHA SONORA

A primeira música do especial a ser lançada foi "If I Can Dream", como um single da RCA Victor em outubro de 1968. Em novembro do mesmo ano, a performance ao vivo de "Tiger Man" apareceu no álbum de budget da RCA Camden "Elvis Sings Flaming Star", que foi lançado através da fabricante de máquinas de costura Singer. A presença da faixa tornou este o primeiro lançamento de uma apresentação ao vivo de Elvis. O LP da trilha sonora em si, "Elvis (NBC TV Special)", foi lançado em novembro de 1968 e continha a maioria (mas não todas) das músicas ouvidas na transmissão original.

Uma nova edição com faixas adicionais (que incluíam "That's All Right", "Don't Be Cruel" e "Blue Suede Shoes") foi lançada em CD em 1991. Em 1998, o 30º aniversário do especial foi comemorado com o lançamento de um CD duplo que trazia, além da versão reeditada de 1991, extras dos ensaios de 24 e 25 de junho de 1968, e highlights dos shows de 27 e 29 de junho daquele ano. As gravações completas só vieram ao público em 2008, quando a Sony Legacy lançou um box com quatro CDs e um livreto que cobrem todo o especial.


FAIXAS DO ÁLBUM ORIGINAL (1968)

1. Trouble/Guitar Man
2. Lawdy, Miss Clawdy
    Baby, What You Want Me To Do
    Heartbreak Hotel
    Hound Dog
    All Shook Up
    Can't Help Falling In Love
    Jailhouse Rock
    Love Me Tender
3. Where Could I Go But To The Lord
    Up Above My Head
    Saved
4. Blue Christmas
    One Night
5. Memories
6. Nothingville
    Big Boss Man
    Let Yourself Go
    It Hurts Me
    Guitar Man
    Little Egypt
    Trouble
    Guitar Man
7. If I Can Dream

FAIXAS DA REEDIÇÃO DE 1991

1. Trouble/Guitar Man
2. Lawdy, Miss Clawdy
    Baby, What You Want Me To Do
3. Heartbreak Hotel
    Hound Dog
    All Shook Up
    Can't Help Falling In Love
    Jailhouse Rock
    Blue Suede Shoes
    Love Me Tender
4. Where Could I Go But To The Lord
    Up Above My Head
    Saved
5. Baby, What You Want Me To Do
    That's All Right
    Blue Christmas
    One Night
    Tiger Man
    Trying To Get To You
6. Memories
7. Nothingville
    Big Boss Man
    Let Yourself Go
    It Hurts Me
    Guitar Man
    Little Egypt
    Trouble
    Guitar Man
8. If I Can Dream

FAIXAS DA REEDIÇÃO DE 1998

1. Trouble/Guitar Man
2. Lawdy, Miss Clawdy
    Baby, What You Want Me To Do
3. Heartbreak Hotel
4. All Shook Up
5. Can't Help Falling In Love
6. Jailhouse Rock
7. Don't Be Cruel
8. Blue Suede Shoes
9. Love Me Tender
10. Baby, What You Want Me To Do
11. Trouble/Guitar Man
12. Sometimes I Feel Like a Motherless Child
      Where Could I Go But To The Lord
      Up Above My Head
      Saved
13. Memories
14. A Little Less Conversation
15. Nothingville
    Big Boss Man
    Let Yourself Go
    It Hurts Me
    Guitar Man
    Little Egypt
    Trouble
    Guitar Man
16. If I Can Dream
17. When It Rains, It Really Pours
18. Lawdy, Miss Clawdy
19. Baby What You Want Me To Do
20. That's All Right
21. Heartbreak Hotel
22. Love Me
23. Baby What You Want Me To Do
24. Blue Suede Shoes
25. Baby What You Want Me To Do
26. Lawdy, Miss Clawdy
27. Are You Lonesome Tonight?
28. When My Blue Moon Turns To Gold Again
29. Blue Christmas
30. Trying To Get To You
31. One Night
32. Baby What You Want Me To Do
33. One Night
34. Memories
35. If I Can Dream

FAIXAS DA REEDIÇÃO DA SONY LEGACY (2008)

1. Trouble/Guitar Man
2. Lawdy, Miss Clawdy
    Baby What You Want Me to Do
    Heartbreak Hotel
    Hound Dog
    All Shook Up
    Can't Help Falling In Love
    Jailhouse Rock
    Don't Be Cruel
    Blue Suede Shoes
    Love Me Tender
3. Where Could I Go But to the Lord
    Up Above My Head
    Saved
4. Blue Christmas/One Night
5. Memories
6. Medley: Nothingville
                  Big Boss Man
                  Guitar Man
                  Little Egypt
                  Trouble
                  Guitar Man
7. If I Can Dream
8. It Hurts Me
9. Let Yourself Go
10. A Little Less Conversation
11. Memories
12. If I Can Dream
13. That's All Right
14. Heartbreak Hotel
15. Love Me
16. Baby, What You Want Me to Do
17. Blue Suede Shoes
18. Baby, What You Want Me to Do
19. Lawdy, Miss Clawdy
20. Are You Lonesome Tonight?
21. When My Blue Moon Turns to Gold Again
22. Blue Christmas
23. Trying to Get to You
24. One Night
25. Baby, What You Want Me to Do
26. One Night
27. Memories
28. Heartbreak Hotel
29. Hound Dog
30. All Shook Up
31. Can't Help Falling in Love
32. Jailhouse Rock
33. Don't Be Cruel
34. Blue Suede Shoes
35. Love Me Tender
36. Trouble
37. Baby, What You Want Me to Do
38. If I Can Dream
39. Heartbreak Hotel
40. Baby, What You Want Me to Do
41. Introductions
42. That's All Right
43. Are You Lonesome Tonight?
44. Baby, What You Want Me to Do
45. Blue Suede Shoes
46. One Night
47. Love Me
48. Trying to Get to You
49. Lawdy, Miss Clawdy
50. Santa Claus Is Back in Town
51. Blue Christmas
52. Tiger Man
53. When My Blue Moon Turns to Gold Again
54. Memories
55. Heartbreak Hotel
56. Hound Dog
57. All Shook Up
58. Can't Help Falling in Love
59. Jailhouse Rock
60. Don't Be Cruel
61. Blue Suede Shoes
62. Love Me Tender
63. Trouble/Guitar Man
64. Trouble/Guitar Man
65. If I Can Dream
66. I Got a Woman
67. Blue Moon/Young Love/Oh, Happy Day
68. When It Rains It Really Pours
69. Blue Christmas
70. Are You Lonesome Tonight?/That's My Desire
71. That's When Your Heartaches Begin
72. Peter Gunn Theme
73. Love Me
74. When My Blue Moon Turns to Gold Again
75. Blue Christmas/Santa Claus Is Back in Town
76. Danny Boy
77. Baby, What You Want Me to Do
78. Love Me
79. Tiger Man
80. Santa Claus Is Back in Town
81. Lawdy, Miss Clawdy
82. One Night
83. Blue Christmas
84. Baby, What You Want Me to Do
85. When My Blue Moon Turns to Gold Again
86. Blue Moon of Kentucky

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.

Postagens populares