FÃS DE ELVIS, QUEREMOS SUA OPINIÃO!

Responda nosso rápido formulário sobre um possível evento Elvístico em Porto Alegre (RS). Use a barra lateral ou scroll down para ver todas as perguntas. Não esqueça de clicar em ENVIAR ao terminar. Agradecemos a colaboração.

I'VE GOT TO FIND MY BABY!

Elvis Conquista Hollywood: Love Me Tender (1956)

LOVE ME TENDER (EUA, 1956)

Título brasileiro:
Ama-Me Com Ternura
Gravação:
Junho - agosto de 1956
Lançamento:
15 de novembro de 1956
Duração:
89min
Produtora:
20th Century Fox
Orçamento:
US$ 1.250,000
Arrecadação:
US$ 4,5 milhões
Elenco principal:
Elvis Presley
Debra Paget
Richard Egan
William Campbell
Mildred Dunnock
Robert Middleton
Trilha sonora:
"Love Me Tender" (single)
[b/w Any Way You Want Me]
(28 de setembro de 1956)
"Love Me Tender" (EP)
(15 de novembro de 1956)
"Love Me Tender" (CD)
[w/ "Jailhouse Rock"]
(março de 1997)
"Love Me Tender" (2xCD)
(FTD, 2014)



Depois das excelentes repercussões de suas aparições em programas como "The Milton Berle Show" e "The Ed Sullivan Show", era natural que o próximo passo fosse levar Elvis a Hollywood. E a idéia não era má para o cantor sensação do momento, pois ele mesmo havia sido lanterninha durante a adolescência e almejava, entre tantas outras coisas, se tornar um ator de cinema para seguir os passos de seus ídolos que eram nada menos que Marlon Brando, James Dean e Tony Curtis.

Em 26 de março de 1956, Hal Wallis deu a oportunidade de ouro a Elvis com seu primeiro teste.

Wallis e seus parceiros da Paramount Pictures ficaram boquiabertos com a naturalidade que o jovem cantor passava em sua interpretação e o consideraram seriamente para papéis sérios em muitos filmes (mas como se sabe, depois de "King Creole" Elvis passou a fazer filmes medíocres). Em 6 de abril Elvis recebeu a proposta de contrato para um filme e outros seis que poderiam ser negociados, com liberdade para filmar uma produção por ano com outra produtora qualquer. A assinatura do mesmo se deu em 25 de abril, mas   Elvis estava tão confiante em sua contratação que deixou claro em uma entrevista no dia 10 que estaria em uma das próximas produções da Paramount.

Elvis e Debra Paget posam para foto promocional


Wallis prometeu a Elvis que ele faria um drama sério para que sua carreira no cinema decolasse de imediato e ele esperava estrelar em "The Rainmaker" ao lado de Burt Lancaster, mas mudanças de planos o colocaram em um então pequeno papel que já fora recusado por Robert Wagner e Jeffrey Hunter. O filme era "The Reno Brothers", uma adaptação da história dos irmãos Reno que provavelmente não teria sucesso uma vez que uma adaptação da mesma história havia sido lançada no ano anterior pela RKO Radio Pictures.

Segundo Jane Juanico, a namorada de Elvis na época, ele não ficou muito contente com a idéia de começar com um papel secundário e que ainda por cima morreria no fim. Ao saberem que Elvis havia aceitado a proposta, os produtores aumentaram suas falas e aparições no filme, não podendo porém mudar o final por ser uma história real. Em 13 de agosto de 1956, Elvis foi emprestado para a 20th Century Fox e as filmagens finalmente começariam no dia 22 do mesmo mês.

Elvis recebe instruções do diretor Robert Webb


Elvis chegou à locação não só com todas as suas falas decoradas, mas também com as falas de todo o resto do elenco. De início ele achou tudo muito difícil, declarando em um dado ponto que havia passado "o dia todo atrás de um bando de mulas". Mas em menos de um mês Elvis já havia gravado todas as suas cenas mostrando que era uma pessoa muito séria quando se tratava de trabalho. Na verdade, ele até corrigia colegas quando estes erravam os textos.

Em 9 de setembro, durante uma pausa nas filmagens, Elvis cantou "Love Me Tender" pela primeira vez no The Ed Sullivan Show. Duas semanas depois a RCA confirmou o lançamento do single. O tremendo sucesso do disco fez com que o título do filme fosse mudado para "Love Me Tender".

Première em Nova York, 15 de novembro de 1956


Mas o filme parecia que não iria tão bem, pois o fato de o personagem de Elvis morrer não era bem-vindo pela platéia selecionada para fazer a crítica inicial. Tentando encontrar um consenso entre manter a cena da morte e agradar os fãs, a produção editou o final colocando um verso extra da música título sobre a cena. Mesmo assim, na première de 20 de novembro de 1956 em Memphis, Gladys, a mãe de Elvis, chorou copiosamente ao vê-lo morrer na tela. Isso fez com que Elvis jurasse nunca mais fazer um filme em que seu personagem morresse no final (o que não foi totalmente cumprido).

Em outro fato inédito, a 20th Century Fox produziu 575 cópias do filme quando em geral os grandes filmes recebiam apenas 200 cópias. Na primeira semana de exibição, o filme já havia recuperado os gastos da produção e no início de dezembro já estava lucrando milhares de dólares. "Love Me Tender ficou em 2º lugar nas bilheterias, apenas atrás do filme póstumo de James Dean, "Giant", fechando o ano como o 23º em arrecadação, outro recorde do cinema.

Elvis e Richard Egan relaxam no intervalo das filmagens


Em seu livro "Me and a Guy Named Elvis", Jerry Schilling descreve a atmosfera dentro do Loew's Theater, em Memphis, na première do dia 20 de novembro: "Os gritos das fãs eram tão altos que eu não conseguia entender o que se passava no filme. Foi a primeira vez que vi uma platéia se comportar como se estivesse em um show ao vivo, respondendo alto a cada movimento e palavra proferida pelo ídolo." Elvis confessou mais tarde a Cliff Gleaves que achava essas manifestações das fãs embaraçosas e altamente prejudiciais à sua aceitação como um ator sério.

Foto acima: Elvis e Debra Paget relaxam entre cenas.
Foto abaixo: Elvis interpreta "We're Gonna Move".


TRILHA SONORA

O filme originalmente seria um drama sério para Elvis, mas devido à popularidade de Elvis, o Coronel quis tentar lucrar mais ao promover o filme com músicas e as músicas com o filme. Assim, foram adicionadas quatro trilhas à produção.

Em 28 de setembro de 1956 a RCA lançou o single de "Love Me Tender", cujo lado B era "Any Way You Want Me".

Este single gerou um fato inédito na história da música até hoje: Sem nem mesmo ter sido produzido ainda, ele já ganhara o certificado de Ouro pelos pedidos de pré-venda.

"Love Me Tender", sendo uma reimaginação da balada "Aura Lee" dos tempos da Guerra Civil, teve um grande apelo comercial. Embora a letr tenha sido escrita por Ken Darby, ele cedeu os direitos a sua esposa, Vera Matson, e a Elvis.

Em 27 de novembro de 1956 a RCA lançou o EP de "Love Me Tender" contendo as quatro canções presentes no filme: "Love Me Tender", "Let Me", "Poor Boy" e "We're Gonna Move".

Este disco chegou ao 9º lugar nas vendas, com 600 mil exemplares comercializados.

As quatro músicas foram gravadas durante 3 sessões entre agosto e outubro de 1956. O trecho extra presente no fim do filme só foi comercializado após a morte de Elvis.






_________________________________________________________________________________________________________________

ESTRELAS COADJUVANTES


DEBRA PAGET

Debra nasceu em 19 de agosto de 1933 e teve seus primeiros contatos com os palcos aos tenros 8 anos. Trabalhou no rádio entre 1950 e 1956, quando atuou ao lado de Elvis Presley. Segundo ela, Elvis a pediu em casamento durante as filmagens.

Paget não gostava do sistema hollywoodiano que prendia o ator por contrato a um determinado estúdio e quebrou diversas cláusulas por várias vezes. Sem estúdios que a quisessem de forma permanente, a atriz começou a aparecer em papéis mínimos e encerrou sua carreira em 1965.

Debra se tornou Testemunha de Jeová em 1987 e atualmente vive sozinha. Ela tem 83 anos.

RICHARD EGAN

Egan começou sua carreira em 1949 atuando em filmes bíblicos e faroestes. Contracenou com Elvis em 1956 e participou de várias séries. Focou muito conhecido por introduzir novos atores no cinema, como o famoso boxeador Ryan O'Neal.

Casou-se com a atriz Patricia Hardy em 1958 e teve cinco filhos. Richard Egan morreu devido a um câncer de próstata em 1987, aos 65 anos.




_________________________________________________________________________________________________________________

Postagens populares