FÃS DE ELVIS, QUEREMOS SUA OPINIÃO!

Responda nosso rápido formulário sobre um possível evento Elvístico em Porto Alegre (RS). Use a barra lateral ou scroll down para ver todas as perguntas. Não esqueça de clicar em ENVIAR ao terminar. Agradecemos a colaboração.

I'VE GOT TO FIND MY BABY!

Gravações Radiofônicas: Shake, Rattle and Roll / Fool, Fool, Fool

Elvis durante apresentação no Booneville Junior College Auditorium, no Mississippi; 17 de janeiro de 1955

Com a ascensão do nome de Elvis nas paradas do Sul dos EUA e o início dos rumores nacionais, The Blue Moon Boys prosperavam como nunca. Com Scotty Moore como agente da nova estrela do Sun Studio, em contrato assinado no dia 12 de julho de 1954, o trio fez 52 shows naquele ano com Elvis recebendo 50% da arrecadação e Scotty e Bill Black dividindo a outra metade. Moore foi capaz até mesmo de escalar Elvis como uma das estrelas em um show de ano novo em New Boston, Texas.

Mas embora Sam Phillips confiasse em Scotty para conseguir os melhores contratos possíveis em shows da região, ainda era preciso alguém com conhecimento suficiente para impulsionar a carreira de Elvis em um meio mais abrangente como o rádio. Para isso, Bob Neal foi contatado por Phillips e encarregado das aparições promocionais do cantor sensação do momento em emissoras sulistas com alcance nacional. No fim de dezembro de 1954, Neal já tinha algumas datas importantes marcadas.

Elvis e Bob Neal; 1955
Em 6 de janeiro de 1955, Neal arranjou uma entrevista / show para Elvis na rádio KDAV, a mais conhecida emissora da região de Lubbock, Texas. A turnê daquele mês seria feita juntamente com o grupo texano Bill Strength and the Browns e trazia uma ótima oportunidade para apresentar Elvis ao público mais acostumado com os hits country. Além disso, Sam Phillips aproveitou a empreitada para lançar seu selo secundário, o Flip, que se concentraria em gravar cantores e bandas do estilo.

Na apresentação, Elvis cantou duas canções que foram gravadas em acetato pela KDAV e posteriormente usadas como conteúdo promocional. Não eram canções do Sun, mas hits do momento no Sul dos EUA, o que deu uma visão maior a Elvis e o colocou na boca do povo como um todo.

Uma das músicas, "Shake, Rattle and Roll", fazia muito sucesso nas apresentações e continuou sendo uma das mais pedidas. De fato, a RCA lançaria uma versão mais amena (a original tinha versos contraditórios) com Elvis em 1956, embora a letra original tenha sido gravada também (mas somente lançada em 1992). A outra canção foi "Fool, Fool, Fool", mais um clássico de suas apresentações regionais. Essa, no entanto, não chamou tanta atenção fora do Sul e não despertou a vontade da RCA em gravá-la. Sucessos regionais ou não, o importante é que o nome de Elvis agora atingia as ondas do rádio.


Oficializando com a RCA; 21 de novembro de 1955, no Sun Studio. FOTOS:
ACIMA: Bob Neal, Sam Phillips, Coleman Tily (RCA), Elvis e o Coronel.
ABAIXO: Coronel Parker, Gladys, Elvis, Vernon, Coleman Tily e Bob Neal.
Logo que começou a agenciar Elvis, Bob Neal estava com grandes projetos em mente e viu que seria demais acompanhar o jovem cantor. Com isso ele colocou um experiente executivo de sua agência para cuidar de Elvis, um homem que desde cedo se centrou em fazer dinheiro da maneira mais fácil e rápida possível chamado Andreas Cornelius van Kuijk - ou simplesmente Coronel Thomas Parker.

Ainda naquele mês, Sam Phillips arranjou com um amigo de sua cidade natal - Florence, no Alabama - mais uma entrevista curta com Elvis. Joe T. VanSandt era dono de uma radio local, a WJOI, desde 1946 e se entusiasmou com a oferta do amigo sobre um novo artista chamado Elvis Presley que estava promovendo um concerto no Sheffield Community Center.

Elvis apareceria em seu programa três vezes em 1955, e durante uma delas, no dia 19 de janeiro de 1955, VanSandt perguntou ao futuro Rei do Rock se ele cantaria uma música. Elvis concordou, e cantou "Shake, Rattle and Roll" acompanhado por seu violão. Vendo que ali estava alguém que faria história, VanSandt pressionou o botão de gravação e colocou a música direto em um acetato. Agora todos sabiam da estrela do Rock que estava na cidade. Líderes de torcida que estavam na estação quando Elvis chegou haviam espalhado o quanto bonito era o novo cantor. Na vez seguinte em que chegou à estação, uma multidão de adolescentes estava lá para cumprimentá-lo.

Elvis era apenas alguns anos mais velho do que o filho de VanSandt, e como a maioria dos jovens, eles tinham pouco dinheiro. Ambos foram almoçar em um restaurante, onde juntaram seus trocados para fechar dois dólares e dividir uma tigela de feijão. Em breve, graças ao contrato com a RCA arranjado pelo Coronel, Elvis estaria rumo ao estrelato nacional e a uma mudança de vida extraordinária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.

Postagens populares