FÃS DE ELVIS, QUEREMOS SUA OPINIÃO!

Responda nosso rápido formulário sobre um possível evento Elvístico em Porto Alegre (RS). Use a barra lateral ou scroll down para ver todas as perguntas. Não esqueça de clicar em ENVIAR ao terminar. Agradecemos a colaboração.

I'VE GOT TO FIND MY BABY!

SUN 209 - That's All Right / Blue Moon of Kentucky (Single - SUN, 1954)

Selo:
Sun Studio
Ano:
1954
Gravação:
5 e 7 de julho de 1954
Lançamento:
19 de julho de 1954
Duração original:
4 minutos
Classificação:
---
Relançamentos principais:
That's All Right/Blue Moon of Kentucky
(RCA, 1955, 1958, 1965, 1968, 1970, 1976)
Singles:
That's All Right; 8 de julho de 1954







Depois de passar pelo Sun Studio em julho de 1953 para gravar um acetato particular, Marion Keisker, secretária de Sam Phillips, dono do estúdio, percebeu que aquele seria um cantor de fama. Perguntado por ela sobre qual seria seu estilo, Elvis respondeu com as hoje já famosas frases "eu canto todos os estilos" e "eu não me pareço com ninguém". Vendo seu potencial após ouvir o acetato, Sam Phillips pediu a Marion que anotasse o nome do rapaz, o que ela fez junto a um bilhete que lia: "Ótimo cantor de baladas. Segure-o."

Quando Elvis retornou em janeiro de 1954 pra seu segundo acetato pessoal, nada chamou atenção da gravadora. Em abril do mesmo ano, Elvis começou a trabalhar como motorista para a Crown Electric Company e participou de duas audições para vocalista de bandas. Ele foi rejeitado em ambas, pois os contratantes diziam que "ele não tinha ouvido para harmonia" e que era "melhor continuar sendo motorista" porque ele "nunca vai se dar bem como cantor".

Foto promocional de Elvis no Sun Studio; 1954
Enquanto isso, Sam Phillips estava à procura do que ele chamava de "cantor branco que pode cantar como um negro e me render um bilhão de dólares". Entusiasmado com uma leva de novas canções às quais adquirira os direitos, Phillips mandou chamar Elvis para gravar "Without You" em 26 de junho, mas a sessão resultou infrutífera. Mesmo assim, o produtor o escalou para uma sessão com dois músicos locais - o guitarrista Wynfield "Scotty" Moore e o baixista Bill Black - em 5 de julho de 1954.

Este evento foi bastante decepcionante de início, pois nem Presley nem seus instrumentistas encontraram um ponto em comum para gravar algo. Foi no fim da noite, quando todos se preparavam para ir embora, que a mágica aconteceu. Elvis começou a tocar "That's All Right" em seu violão, a cantar e dançar de forma estranha; sem ter o que fazer, Scotty e Black o acompanharam. Sam ouviu a brincadeira e teve um estalo: "Aí está meu bilhão de dólares!".

Sem perder tempo, Phillips pediu aos rapazes que encontrassem um ponto para recomeçar a canção e a gravou. A sessão daquele fim de noite ainda renderia duas outras músicas: "I Love You Because" e "Harbor Lights". No dia 7, o trio gravaria outro título que se tornaria um hit instantâneo, "Blue Moon of Kentucky". No dia seguinte, o DJ Dewey Phillips tocou "That's All Right" em seu programa de rádio em Memphis e o fenômeno começou a ocorrer. Telefonemas de todas as partes do país começaram a congestionar as linhas da estação, com todos querendo saber o nome do dono daquela voz peculiar. Alguns dias depois, Dewey entrevistou Elvis e fez questão de frisar, devido ao preconceito da época, de que ele era um cantor branco - e não negro, como muitos assumiram.

O sucesso repentino da canção fez com que Sam Phillips pensasse em vender discos com ela o mais rápido possível. Para manter a coerência de um cantor de Country, o Sun lançou o primeiro compacto de Elvis Presley em 19 de julho de 1954 com duas canções do gênero - "That's All Right" e "Blue Moon of Kentucky". O disco vendeu como água e fez com que Sam colocasse Elvis em diversos shows no Sul dos EUA e promovesse suas gravações em rádios. Depois de um tempo, Elvis fez um acordo com Scotty e Bill para que eles se tornassem sua banda fixa, dando a eles 25% dos ganhos. Nascia o mito e a história começava a ser escrita.
_________________________________________________________________________________________________________________

FAIXAS DO COMPACTO ORIGINAL (1954)


(as letras originais e suas traduções podem ser acessadas clicando no título das canções)

1. That's All Right
2. Blue Moon of Kentucky

_________________________________________________________________________________________________________________

AS SESSÕES DE GRAVAÇÃO

Data: 5 e 7 de julho de 1954

Estúdio: Sun Studio - Memphis, Tennessee

Músicos:
               Voz: Elvis Presley
               Violão: Elvis presley
               Guitarra: Scotty Moore
               Baixo: Bill Balck
               Produtor/ Engenheiro: Sam Phillips


5 DE JULHO DE 1954
                                Harbor Lights EPA3 2742-03
                                I Love You Because G2WB 1086-SP
                                That's All Right F2WB 8040-04

7 DE JULHO DE 1954
                                Blue Moon Of Kentucky F2WB 8041-NA



LOGS DAS SESSÕES




VÍDEO: ÁUDIO ORIGINAL DO COMPACTO COMPLETO





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.

Postagens populares