FÃS DE ELVIS, QUEREMOS SUA OPINIÃO!

Responda nosso rápido formulário sobre um possível evento Elvístico em Porto Alegre (RS). Use a barra lateral ou scroll down para ver todas as perguntas. Não esqueça de clicar em ENVIAR ao terminar. Agradecemos a colaboração.

I'VE GOT TO FIND MY BABY!

Elvis' Christmas Album (EP, LP - RCA, 1957) [CD - FTD, 2014]

Título:
Elvis' Christmas Album
Selo:
RCA Victor
Formato:
LP
Número de faixas:
12
Duração:
30:00
Tipo de álbum:
Disco comum
Vinculado a:
Discografia oficial
Ano:
1957
Gravação:
12-19 de janeiro / 5 a 7 de setembro de 1957
Lançamento:
15 de outubro de 1957
Singles:
Blue Christmas / Wooden Heart (03/11/64)
Santa Claus Is Back In Town / Blue Christmas (26/10/65)


Elvis 'Christmas Album é o terceiro disco de estúdio pela RCA, o nono na carreira e o primeiro de dois álbuns de Natal de Elvis Presley, sendo o outro "Elvis Sings the Wonderful World of Christmas", de 1971.


Em janeiro de 1957, Elvis gravou suas primeiras faixas Gospel na carreira. Elas foram lançadas em abril do mesmo ano, em um EP intitulado "Peace In the Valley", para testar a reação do público a um possível disco contendo somente canções religiosas. O sucesso do lançamento fez com que a RCA visse que havia bastante potencial de ganho na ideia e, por que não, na afirmação de que Elvis deveria ter seu próprio álbum de Natal, como Bing Crosby e Frank Sinatra já vinham fazendo anualmente há algum tempo. Assim, o projeto foi posto em pauta e Elvis começou a trabalhar com a gravadora em um álbum que redefiniria o espírito dos lançamentos natalinos. Quanto ao LP Gospel, a ideia foi posta em segundo plano para facilitar a agenda de Elvis, que também contava com gravações de trilhas sonoras e filmagens. Com a jogada de marketing do Coronel, enviando seu pupilo para o exército na Alemanha em 1958, Elvis só pode realizar seu sonho em seu retorno, em 1960, lançando seu primeiro álbum Gospel, "His Hand In Mine".

Em setembro de 1957 Elvis começou a gravar as oito faixas originais para seu LP natalino. Em mais um teste de público, a RCA lançou o EP "Elvis Sings Christmas Songs" no fim daquele mês, o qual trazia quatro faixas distintas do trabalho. "Santa Claus Is Back In Town" recebeu tantos comentários positivos que foi promovida a faixa de abertura do LP; "Blue Christmas" também teve um sucesso bastante grande, o que a colocou como uma espécie de "fechamento dos hits" no disco. Assim, a RCA pensou em lançar o LP com o título "Elvis' Christmas Album" e combiná-lo com um presente à altura da adoração dos fãs. No dia 15 de outubro de 1957, uma edição limitada de luxo chegou às lojas com uma capa em forma de livreto, que trazia fotos promocionais de Elvis em seu terceiro filme, "Jailhouse Rock". Mais raro do que esta capa/livreto, é o adesivo dourado colado nela, que trazia um espaço para escrever os nomes de quem estava dando o LP de presente e de quem o receberia; ainda mais raros do que estes dois, são a capa com escrita em dourado na espinha, e os discos impressos nas cores vermelha e azul. Possuir o disco original (impresso em preto) com o adesivo intacto e a escrita dourada é o sonho de todo colecionador; ainda mais se ambos vierem com o LP em cor diferente da original. Antes do fim de 1957, essa edição já estava esgotada e o álbum havia vendido mais de 3 milhões de cópias, tendo também passado quatro semanas no número um da Billboard Top Pop Albums.


A interpretação de Elvis para o hit perene de Bing Crosby, "White Christmas", que aparecia nas paradas natalinas anualmente desde seu lançamento em 1942 (e só sairia delas em 1963), tornou-se o centro da controvérsia sobre o lançamento do álbum, culminando com o compositor da canção, Irving Berlin, pedindo que a música e todo o álbum de Elvis fossem proibidos de tocar nas rádios. Depois de ouvir a versão de Presley, Berlin a viu como uma "paródia profana de seu padrão reverencial acarinhado" e ordenou sua equipe para que telefonasse para todas as estações de rádio nos Estados Unidos. Enquanto a maioria das estações de rádio ignorou o pedido, pelo menos um disc jockey foi despedido por tocar uma música do álbum; somente o Canadá, que havia recebido o show de Elvis recentemente, atendeu ao pedido de Berlin integralmente, com todas as rádios se recusando a divulgar o trabalho. A controvérsia foi, ironicamente, alimentada pela interpretação de Elvis em um estilo que refletia a versão gravada pelo grupo The Drifters em 1954, a qual teve muito êxito e entrou para o Top 10 do R&B na parada de singles de 1954/55. Ao contrário da gravação de Elvis, a deles não atraiu nenhuma reação adversa nem oposição de Irving Berlin. Parte da razão para isso é que a versão dos Drifters foi lançada apenas em estações de rádio negras, às quais os brancos nunca ouviriam, evitando que a versão oficial de Berlin e Crosby fosse ofuscada.

O sucesso inesperado - embora a RCA soubesse que o álbum seria um hit - criou uma demanda incrível pelo LP. Em 1959 o público pedia desesperadamente pelo retorno do álbum às lojas. A gravadora atendeu o pedido, embora sem o álbum de fotos, e as vendas foram novamente excelentes. Os pedidos continuaram nos anos seguintes e o álbum foi continuamente reimpresso até 1965, mas Elvis e a RCA precisavam se concentrar em seus outros lançamentos. Porém, em 1964, com o domínio dos Beatles nas paradas, a gravadora acabou vendo na demanda por "Blue Christmas" uma chance de tentar superá-los. Não foi o caso, mas o single, que trazia "Wooden Heart", outra faixa bastante pedida, vendeu como água. No ano seguinte, quando os Beatles ainda estavam em alta e Dean Martin os havia batido com "Everybody Loves Somebody",  a RCA sacou sua arma secreta e relançou o single, desta vez com outro sucesso do LP natalino de 1957, "Santa Claus Is Back In Town".

Não é segredo que Elvis esteve em baixa de 1965 a 1968, devido aos terríveis filmes que estava sendo obrigado a fazer. Mas quando conseguiu entrar em um estúdio para gravar algo sério, em 1966, ele gravou as faixas de "How Great Thou Art", seu segundo álbum Gospel, lançado em 1967, e algumas outras canções que só viriam ao público como extras em seus discos de trilhas sonoras. Mas "If Every Day Was Like Christmas", escrita por Red West, recebeu um single em novembro daquele mesmo ano e teve uma boa venda, mostrando que ainda havia demanda por alguma coisa natalina vinda de Elvis. Em 1969, depois que as rendições de "Santa Claus Is Back In Town" e "Blue Christmas" foram bem recebidas pela audiência durante as gravações para o '68 Comeback Special, a curiosidade da RCA e do agora responsável pelos lançamentos secundários da discografia de Elvis, Lamar Fike, foram despertadas.

Trabalhando com Fike, a RCA relançou o álbum de 1957 sob seu rótulo de budget, RCA Camden, em novembro de 1970. Esta versão eliminou as quatro faixas Gospel e acrescentou "If Every Day Was Like Christmas", juntamente com o hit de 1970 "Mama Liked the Roses", originário das aclamadas sessões de 1969 em Memphis. Em meados dos anos 1970, a RCA arrendou os direitos sobre alguns de seus álbuns Camden para outro rótulo de budgetPickwick Records, que relançou o disco em 1975 com uma nova capa e faixas reorganizadas; no ano seguinte, a Camden reeditou o álbum em fita cassete sob o título "Blue Chritsmas".

Novos lançamentos foram ocorrendo de tempos em tempos a partir de 1985 até 2006, sem que as faixas tenham sido alteradas desde o relançamento da RCA Camden. Em 1992, o box "The King of Rock 'n' Roll: The Complete 50's Masters" trouxe as canções novamente organizadas como no lançamento original pela primeira vez desde 1958. Além disso, em 2010 foi lançado um DVD com algumas músicas do disco e versões ao vivo das mesmas. Em 2014, a FTD lançou um CD que traz o álbum original completo com áudio remasterizado. Como é costume, a gravadora focou-se em raridades das sessões de gravação e trouxe um material relativamente inédito aos fãs de Elvis. Em 2016 o LP foi relançado oficialmente pela RCA pela primeira vez desde 1958.


De acordo com as últimas certificações pela Recording Industry Association of America (RIAA), Elvis 'Christmas Album vendeu pelo menos 13 milhões de cópias nos Estados Unidos e outras 2 milhões no mundo todo. Com isto, este é o primeiro disco de Elvis a alcançar a certificação Diamante pela RIAAe é também o álbum de Natal mais vendido de todos os tempos.
_______________________________________________________________________________________________________________



AS SESSÕES DE GRAVAÇÃO

Datas: 12, 13 e 19 de janeiro e 5, 6 e 7 de setembro de 1957; 10 de junho de 1966; 21 de janeiro de 1969
Estúdio: Radio Recorders Studio 1
               Hollywood, Califórnia
                RCA Studio B
                Nashville, Tennessee (1966)
              American Sound Studio
               Memphis, Tennessee (1969)

Músicos: Janeiro de 1957
               Voz: Elvis Presley
               Guitarra: Elvis Presley, Scotty Moore
               Baixo: Bill Black
               Bateria: DJ Fontana
               Piano: Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Elvis Presley, Dudley Brooks
               Backing Vocals: The Jordanaires
               Produtor: Steve Sholes
               Engenheiro: Thorne Nogar

               Setembro de 1957
               Voz: Elvis Presley
                Vocais (track): Red West
               Guitarra: Scotty Moore, Chip Young, Harold Bradley, Peter Drake
               Baixo: Bob Moore
               Bateria: DJ Fontana, Murray 'Buddy' Harman
               Piano: David Briggs
               Órgão: Henry Slaughter
               Tímpano: Murray 'Buddy' Harman
               Bongô: Murray 'Buddy' Harman
               Saxofone: Rufus Long
               Backing Vocals: The Jordanaires, Millie Kirkham
               Produtor: Steve Sholes
               Engenheiro: Thorne Nogar

               Junho de 1966
               Voz: Elvis Presley
               Guitarra: Elvis Presley, Scotty Moore
               Baixo: Bill Black
               Bateria: DJ Fontana
               Piano: Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Elvis Presley, Dudley Brooks
               Backing Vocals: The Jordanaires, The Imperials, Millie Kirkham, June Page, Dolores Edgin
               Produtor: Felton Jarvis
               Engenheiro: Jim Malloy

               Janeiro de 1969
               Voz: Elvis Presley
               Guitarra: Reggie Young, John Hughey, Elvis Presley
               Baixo: Tommy Cogbill, Mike Leech
               Bateria: Gene Chrisman
               Piano: Bobby Wood
               Órgão: Bobby Emmons
               Harmonica: Ed Kollis (Don't Cry Daddy)
               Backing Vocals: Elvis Presley (Mama Liked The Roses, Don't Cry Daddy)
               Produtor: Felton Jarvis, Chips Moman
               Engenheiro: Al Pachucki
               Técnico: Roy Shockley


12 DE JANEIRO DE 1957
                             I Believe H2WB 0253-09
                             Tell Me Why H2WB 0254-05
                             Got A Lot O' Livin' To Do! (Record Version) H2WB 0255-09
                             All Shook Up H2WB 0256-10

13 DE JANEIRO DE 1957
                             Mean Woman Blues (Record Version) H2WB 0257-14
                             (There'll Be) Peace In The Valley (For Me) H2WB 0258-09
                             I Beg Of You (Alternate Master) H2WB 0259-12
                             That's When Your Heartaches Begin H2WB 0260-SP
                             Take My Hand, Precious Lord H2WB 0261-14

19 DE JANEIRO DE 1957
                             It Is No Secret (What God Can Do) H2WB 0282-13
                             Blueberry Hill H2WB 0283-09
                             Have I Told You Lately That I Love You H2WB 0284-15
                             Is It So Strange H2WB 0285-12
                             Is It So Strange (Backup Vocal Overdub / Repair) H2WB 0285

5 DE SETEMBRO DE 1957
                             Treat Me Nice H2PB 5523-15
                             My Wish Came True (Tryout) H2PB 5524-NA
                             Blue Christmas H2PB 5525-03

6 DE SETEMBRO DE 1957
                             My Wish Came True H2PB 5524-28
                             White Christmas H2PB 5526-09
                             Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane) H2PB  5527-02
                             Silent Night H2PB 5528-09
                             Don't H2PB 5529-07

7 DE SETEMBRO DE 1957
                             Oh Little Town Of Bethlehem H2PB 5530-04
                             Santa Bring My Baby Back (To Me) H2PB 5531-09
                             Santa Claus Is Back In town H2PB 5532-07
                             I'll Be Home For Christmas H2PB 5533-15

10 DE JUNHO DE 1966
                             Indescribably Blue (Track) -NA
                             I'll Remember You (Track) -NA
                             If Every Day Was Like Christmas (Track) -NA

21 DE JANEIRO DE 1969
                            Hey Jude XPA5 1157-07
                            My Little Friend (Vocal Overdub) XPA5 1153-NA
                            Inherit The Wind (Vocal Overdub) XPA5 1151-NA
                            Mama Liked The Roses (Vocal Overdub) XPA5 1152-NA
                            Mama Liked The Roses (Harmony Vocal Overdub) XPA5 1152-NA
                            Wearin' That Loved On Look (Vocal Replacement) XPA5 1145-NA
                            You'll Think Of Me (Vocal Replacement) XPA5 1146-NA
                            This Is The Story (Vocal Replacement) XPA5 1143-NA
                            In The Ghetto (Vocal Replacement) XPA5 1154-NA
                            I'm Movin' On (Vocal Replacement) XPA5 1147-NA
                            Long Black Limousine (Vocal Repair) XPA5 1142-NA
                            Don't Cry Daddy (Vocal Overdub) XPA5 1149-NA
                            Don't Cry Daddy (Harmony Vocal Overdub) XPA5 1149-NA
                            Poor Man's Gold (Vocal Overdub) XPA5 1150-01
                            From A Jack To A King XPA5 1158-05


LOGS DAS SESSÕES






_________________________________________________________________________________________________________________

FAIXAS DO LP, SINGLES E EPS ASSOCIADOS

PEACE IN THE VALLEY (EP)

11 de abril de 1957

1. (There'll Be) Peace In the Valley (For Me)
2. It Is No Secret (What God Can Do)
3. I Believe
4. Take My Hand, Precious Lord

ELVIS' CHRISTMAS ALBUM (LP)

15 de outubro de 1957

1. Santa Claus Is Back In Town
2. White Christmas
3. Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane)
4. I'll Be Home For Christmas
5. Blue Christmas
6. Santa Bring My Baby Back (To Me)
7. Oh Little Town Of Bethlehem
8. Silent Night
9. (There'll Be) Peace In The Valley (For Me)
10. I Believe
11. Take My Hand, Precious Lord
12. It Is No Secret (What God Can Do)

ELVIS SINGS CHRISTMAS SONGS (EP)

16 de outubro de 1957

1. Santa Bring My Baby Back (To Me)
2. Blue Christmas
3. Santa Claus Is Back In Town
4. I'll Be Home For Christmas


ELVIS' CHRISTMAS ALBUM (LP)

25 de setembro de 1959

1. Santa Claus Is Back In Town
2. White Christmas
3. Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane)
4. I'll Be Home For Christmas
5. Blue Christmas
6. Santa Bring My Baby Back (To Me)
7. Oh Little Town Of Bethlehem
8. Silent Night
9. (There'll Be) Peace In The Valley (For Me)
10. I Believe
11. Take My Hand, Precious Lord
12. It Is No Secret (What God Can Do)


CHRISTMAS WITH ELVIS (EP)

13 de outubro de 1959

1. White Christmas
2. Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane)
3. Oh Little Town Of Bethlehem
4. Silent Night


BLUE CHRISTMAS (SINGLE)

3 de novembro de 1964

1. Blue Christmas
2. Wooden Heart



SANTA CLAUS IS BACK IN TOWN (SINGLE)

26 de outubro de 1965

1. Santa Claus Is Back In Town
2. Blue Christmas



IF EVERY DAY WAS LIKE CHRISTMAS (SINGLE)

15 de novembro de 1966

1. If Every Day Was Like Christmas
2. How Would You Like to Be



MAMA LIKED THE ROSES (SINGLE)

20 de abril de 1970

1. Mama Liked the Roses
2. The Wonder of You



ELVIS' CHRISTMAS ALBUM
(LP, RCA CAMDEN)

20 de novembro de 1970

1. Blue Christmas
2. Silent Night
3. White Christmas
4. Santa Claus Is Back In Town
5. I'll Be Home For Christmas
6. If Every Day Was Like Christmas
7. Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane)
8. Oh Little Town Of Bethlehem
9. Santa Bring My Baby Back (To Me)
10. Mama Liked the Roses



ELVIS' CHRISTMAS ALBUM
(LP, PICKWOOD RECORDS)

Dezembro de 1975

1. Blue Christmas
2. Silent Night
3. White Christmas
4. Santa Claus Is Back In Town
5. I'll Be Home For Christmas
6. If Every Day Was Like Christmas
7. Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane)
8. Oh Little Town Of Bethlehem
9. Santa Bring My Baby Back (To Me)
10. Mama Liked the Roses


ELVIS' CHRISTMAS ALBUM
(AKA BLUE CHRISTMAS)
(LP / K7, RCA / RCA CAMDEN)

Dezembro de 1976

1. Blue Christmas
2. Silent Night
3. White Christmas
4. Santa Claus Is Back In Town
5. I'll Be Home For Christmas
6. If Every Day Was Like Christmas
7. Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane)
8. Oh Little Town Of Bethlehem
9. Santa Bring My Baby Back (To Me)
10. Mama Liked the Roses





______________________________________________________________________________________________________________

A VERSÃO DA FTD

Título:
Elvis' Christmas Album
Selo:
FTD
Formato:
CD
Número de faixas:
24
Duração:
79:15
Tipo de álbum:
Disco comum
Vinculado a:
Discografia FTD
Ano:
1957
Gravação:
12-19 de janeiro / 5 a 7 de setembro de 1957
Lançamento:
Dezembro de 2014
Singles:
---


Diferente do que ocorrera com "Jailhouse Rock", lançamento que a FTD conseguiu dividir em dois CDs duplos apesar do material escasso, "Elvis' Christmas Album" não teve a mesma sorte. A gravadora tinha poucas opções Gospel e natalinas com quais trabalhar, preferindo focar-se em outras canções da época da gravação do LP original e um ou dois takes alternativos interessantes. Com isso, foi criado um CD único com o álbum remasterizado, três faixas de sessões da época que somente seriam lançadas anos depois e 9 takes alternativos - 5 de "(There'll Be) Peace In The Valley (For Me)" e 4 de "It Is No Secret (What God Can Do)". O CD contém as seguintes faixas:

LP ORIGINAL
1. Santa Claus Is Back In Town
2. White Christmas
3. Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane)
4. I'll Be Home For Christmas
5. Blue Christmas
6. Santa Bring My Baby Back (To Me)
7. Oh Little Town Of Bethlehem
8. Silent Night
9. (There'll Be) Peace In The Valley (For Me)
10. I Believe
11. Take My Hand, Precious Lord
12. It Is No Secret (What God Can Do)
MÚSICAS BÔNUS
13. My Wish Came True
14. Treat Me Nice
15. Don't
FITAS BINAURAL DAS SESSÕES
16. Peace In The Valley (1)
17. Peace In The Valley (2, 3)
18. Peace In The Valley (4)
19. Peace In The Valley (5*, 6*, 7)
20. Peace In The Valley (8*, 9 M)
21. It Is No Secret (1, 2, 3)
22. It Is No Secret (4*, 5)
23. It Is No Secret (6*, 7*, 8*, 9*, 10*, 11*, 12*)
24. It Is No Secret (13 M)
*takes nunca antes lançados

Para finalizar o álbum, a FTD criou um booklet com 20 páginas de informações sobre o álbum e os acontecimentos que o rodearam, como a transcrição completa de uma das críticas mais negativas da época do trabalho, onde o autor o classificava como "ridículo e patético". Há também uma variedade de fotos de "Jailhouse Rock" e capas de LPs de diversos países, inclusive a raríssima da Nova Zelândia.

_________________________________________________________________________________________________________________


VÍDEO (LP COMPLETO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.

Postagens populares