ATENÇÃO SEGUIDORES E VISITANTES

O ELVIS PRESLEY INDEX ESTÁ PASSANDO POR REFORMULAÇÕES. ALGUMAS PÁGINAS PODEM NÃO ESTAR DISPONÍVEIS EM DADOS MOMENTOS. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

QUER SER UM ASSINANTE MENSAL? Com apenas R$ 19,90/mês, você nos ajuda a manter o site no ar!

Se você não deseja ser assinante, considere doar qualquer valor clicando no botão abaixo!

I'VE GOT TO FIND MY BABY!

From Elvis In Memphis (Single/LP - RCA, 1969) [CD - FTD, 2013]

Título:
From Elvis In Memphis
Selo:
RCA [LSP 4155]
Formato:
LP
Número de faixas:
12
Duração:
37:00
Tipo de álbum:
Disco comum
Vinculado a:
Discografia oficial
Ano:
1969
Gravação:
13, 14, 15, 20 e 22 de janeiro / 17, 18, 20 e 21 de fevereiro de 1969
Lançamento:
2 de junho de 1969
Singles:
"In the Ghetto / Any Day Now" (15/04/69)


From Elvis In Memphis é o 60º LP de Elvis e seu 157º trabalho audiofônico (incluindo EPs e singles). Suas faixas foram gravadas nas lendárias sessões de janeiro e fevereiro de 1969 no American Sound Studio, em Memphis, e redefiniram a carreira e o estilo do Rei do Rock.

Após Elvis voltar do exército em 1960, seu empresário, o Coronel Tom Parker, mudou o foco da carreira do cantor de shows e álbuns sérios para filmes e trilhas sonoras bobas. Em março de 1961, ele realizou o que seria seu último show pelos próximos oito anos: uma apresentação beneficente para a construção do Memorial USS Arizona na Boch Arena em Pearl Harbor, Havaí. Durante a primeira metade da década de 1960, três dos álbuns de trilha sonora de Presley alcançaram o primeiro lugar nas paradas pop e várias de suas canções mais populares eram de seus filmes, incluindo "Can't Help Falling In Love" de 1961 e "Return to Sender" de 1962.

Depois de 1964, Parker decidiu que Elvis só deveria gravar álbuns de trilha sonora. Ele via os filmes e trilhas como complementares, com cada um ajudando a promover o outro. Como se viu, o sucesso comercial de Presley diminuiu constantemente e ele ficava cada vez mais desapontado com a qualidade de seu trabalho. De 1964 a 1968, o ct teve apenas um hit entre os dez primeiros: "Crying In the Chapel" (1965), um número Gospel gravado em 1960. Apenas um LP de material novo foi lançado: o álbum Gospel "How Great Thou Art" ( 1967), que lhe rendeu seu primeiro Grammy Award na categoria Melhor Performance Sacra, e chamou a atenção para a necessidade de mais discos contemporâneos que não fossem de trilhas.

Em 1968, o Coronel fez um acordo com a NBC para um especial de televisão de Natal estrelado por Elvis na frente de uma platéia -  o "'68 Comeback Special". Parker originalmente planejava que Presley só cantasse músicas natalinas, mas o produtor Steve Binder convenceu o cantor a tocar músicas de seu repertório original. As altas classificações recebidas pelo especial e o sucesso de seu LP restabeleceram a popularidade do Rei do Rock. Durante a produção do especial, Presley disse a Binder: "Eu nunca cantarei outra música que eu não acredite, eu nunca farei outro filme que eu não acredite". Como parte de sua decisão de focar na música ao invés de filmes, Elvis decidiu gravar um novo álbum.

Depois do especial, Elvis contatou Scotty Moore e conversou sobre gravar em seu estúdio, o Music City Recorders, em Nashville, mas a ideia não se concretizou. Durante uma reunião em 9 de janeiro de 1969 em Graceland, Presley decidiu investir em uma ideia de seu amigo Marty Lacker: usar os músicos locais de Memphis no American Sound Studio, sob a produção de Chips Moman. Disposto a trabalhar com Presley, Moman adiou uma sessão com Neil Diamond para acomodá-lo sob um contrato de dez dias que lhe renderia US$ 25 mil. Elvis seria apoiado pela banda da casa, a 827 Thomas Street Band (informalmente conhecida como "The Memphis Boys"), que consistia de Reggie Young na guitarra, Tommy Cogbill e Mike Leech no baixo, Gene Chrisman na bateria, Bobby Wood no piano e Bobby Emmons no órgão.

Elvis e os "The Memphis Boys"; American Sound Studio, Memphis, janeiro de 1969


Embora a RCA tenha retirado a política da empresa de gravar apenas em seus próprios estúdios, a gravadora enviou seu pessoal para o American Sound. As gravações começaram em 13 de janeiro de 1969, com Presley resfriado. Além de sua comitiva pessoal, ele foi acompanhado pelo editor da Hill & Range, Freddy Bienstock, pelo assistente do Coronel, Tom Diskin, pelo produtor Felton Jarvis, pelo executivo Harry Jenkins e pelo engenheiro Al Pachucki, representando a RCA Records. A sessão, que produziu gravações de "Long Black Limousine", "Wearin' That Loved On Look" e várias músicas que não são deste álbum, continuou até às cinco da manhã. Após o primeiro dia de gravação, Moman e seus colegas expressaram desconforto com o tamanho da comitiva de Elvis, identificando que isso o atrapalhava enquanto trabalhava, e o cantor foi acompanhado por menos pessoas nas sessões restantes.

No dia seguinte, Presley gravou "I'm Movin' On" e "Gentle on My Mind", deixando o estúdio enquanto trabalhava na última para descansar a garganta e cuidar de seu resfriado. Ele só retornaria em 20 de janeiro, gravando "In the Ghetto" em 23 takes e terminando a faixa vocal de "Gentle on My Mind". Em 22 de janeiro, Elvis gravou "I'll Hold You In My Arms", de Eddy Arnold, e o single "Suspicious Minds". [19] Presley, em seguida, fez uma pausa nas gravações para tirar férias em Aspen, no Colorado, para comemorar o primeiro aniversário de sua filha Lisa Marie.

Elvis voltaria ao American Sound Studio em 17 de fevereiro de 1969, gravando "True Love Travels On a Gravel Road", "Power of My Love", e "After Loving You". O dia 18 foi usado para faixas que ficaram de fora deste álbum, mas no dia 19 Elvis dedicou-se aos 29 takes de "Kentucky Rain", além de "Only the Strong Survive". Em 20 de fevereiro, ele gravou "It Keeps Right on a Hurtin" em três takes, e "Any Day Now" em seis. A sessão final de Presley foi em 22 de fevereiro, quando gravou overdubs vocais para vários Masters. No mês seguinte, Mike Leech e Glen Spreen começaram a trabalhar nos overdubs de cordas e metais para finalizar o álbum; vários desses overdubs foram gravados pelo The Memphis Horns.

Moman afastou-se das gravações pop habituais de Elvis destinadas a um público estabelecido. Um desenvolvedor do legado da Stax Records, ele incorporou um som de Memphis ao trabalho do Rei do Rock, integrando Soul, Country, Gospel, Blues e Bluegrass. Muitos arranjos se apoiavam fortemente na seção rítmica, com contribuições menores de cordas, metais e instrumentos de sopro. As doze faixas do álbum foram selecionadas com um andamento em mente, passando ao ouvinte todo o som eclético de Memphis, iniciando com "Wearin' That Loved On Look", passando pela balada "Any Day Now", lado B do single "In The Ghetto", lançado em 15 de abril de 1969 e que permaneceria no 3º lugar das paradas por 14 semanas, que fecha o disco. A capa do álbum foi um still das gravações do medley "Trouble / Guitar Man", que abrira o especial de Elvis na NBC em 1968.

"From Elvis in Memphis" foi lançado em 2 de junho de 1969. O álbum liderou o UK Albums Chart no Reino Unido e nos EUA alcançou o 13º lugar no Top LPs da Billboard e o 17º no Top Country. Em 28 de janeiro de 1970, o álbum foi certificado como Ouro pela RIAA, depois de vender mais de 500.000 cópias. Em 12 de julho de 1969, Presley apareceu na capa da Rolling Stone, com o álbum recebendo a crítica principal. O LP continuou a receber elogios em revisões retrospectivas e em 2003 foi o número 190 na lista da Rolling Stone dos 500 maiores álbuns de todos os tempos. Em 2009, a mesma revista descreveu-o como "extraordinário" e "o melhor álbum de Elvis desde 'Elvis Presley' (1956)".
_________________________________________________________________________________________________________________

AS SESSÕES DE GRAVAÇÃO

Data:
13, 14, 15, 20 e 22 de janeiro; 17, 18, 20 e 21 de fevereiro de 1969
Estúdio:
American Sound Studio
Local:
Memphis, Tennessee

Músicos:
Elvis Presley
Guitarra:
Elvis Presley, Reggie Young
Guitarra Acústica:
John Hughey
Baixo:
Tommy Cogbill, Mike Leech
Bateria:
Gene Chrisman
Piano:
Elvis Presley, Bobby Wood
Órgão:
Bobby Emmons
Citara:
Reggie Young
Harmonica:
Ed Kollis
Trompete:
R. F. Taylor, Wayne Jackson, Dick Steff
Saxofone:
Jackie Thomas, Andrew Love, Ed Logan, Glen Spreen, J. P. Luper
Trombone:
Jack Hale, Jackie Thomas, Gerald Richardson
Tamborim:
Gene Chrisman
Viola:
Glen Spreen, Mary Snyder, John Wehlan, Nono Ravarino, Vernon Taylor, Mike Leech, Fred Lewing
Violino:
Noel Gilbert, Gloria Hendricks, Albert Edelman, Robert Snyder, Anna Oldham, Hal Sanders, Edward Freudberg, Nate Evans, Arvid Blumberg
Violino cigano:
Sydney Sharp
Violoncelo:
Anne Kendall, Peter Spurbeck, Ann Spurbeck, Joshua Langfur
Trompa:
Joe D'Gerolamo, Tony Cason
Backing Vocals:
Elvis Presley, Ronnie Milsap, Mary Greene, Mary Holladay, Ginger Holladay, Donna Thatcher, Susan Pilkinton

Engenheiro de som:
Felton Jarvis, Chips Moman, Al Packucki, Roy Shockley, Glen Spreen

13 DE JANEIRO DE 1969
                                Long Black Limousine XPA5 1142-09
                                This Is The Story XPA5 1143-02
                                Come Out Come Out (Wherever You Are) (track) XPA5 1144-02
                                Wearin' That Loved On Look XPA5 1145-15

14 DE JANEIRO DE 1969
                                You'll Think Of Me XPA5 1146-23
                                I'm Movin' On XPA5 1147-02
                                A Little Bit Of Green XPA5 1148-03
                               Gentle On My Mind XPA5 1155-NA

15 DE JANEIRO DE 1969
                                Don't Cry Daddy (track) XPA5 1149-03
                                Poor Man's Gold (track) XPA5 1150-12
                                Inherit The Wind (track) XPA5 1151-04
                                Mama Liked The Roses (track) XPA5 1152-04

20 DE JANEIRO DE 1969
                                In The Ghetto XPA5 1154-22
                                Gentle On My Mind (track replacement / vocal repair) XPA5 1155-NA
                                Gentle On My Mind (harmony vocal overdub) XPA5 1155-NA
                                Rubberneckin' XPA5 1156-02

21 DE JANEIRO DE 1969
                                Hey Jude XPA5 1157-07
                                My Little Friend (vocal overdub) XPA5 1153-NA
                                Inherit The Wind (vocal overdub) XPA5 1151-NA
                                Mama Liked The Roses (vocal overdub) XPA5 1152-NA
                                Mama Liked The Roses (harmony vocal overdub) XPA5 1152-NA
                                Wearin' That Loved On Look (vocal replacement) XPA5 1145-NA
                                You'll Think Of Me (vocal replacement) XPA5 1146-NA
                                This Is The Story (vocal replacement) XPA5 1143-NA
                                In The Ghetto (vocal replacement) XPA5 1154-NA
                                I'm Movin' On (vocal replacement) XPA5 1147-NA
                                Long Black Limousine (vocal repair) XPA5 1142-NA
                                Don't Cry Daddy (vocal overdub) XPA5 1149-NA
                                Don't Cry Daddy (harmony vocal overdub) XPA5 1149-NA
                                Poor Man's Gold (vocal overdub) XPA5 1150-01
                                From A Jack To A King XPA5 1158-05

22 DE JANEIRO DE 1969
                                Wearin' That Loved On Look (overdub) XPA5 1145
                                Long Black Limousine (overdub) XPA5 1142
                                Without Love (There Is Nothing) XPA5 1159-05
                                I'll Hold You In My Heart ('Till I Can Hold You In My Arms) XPA5 1160-01
                                I'll Be There XPA5 1161-03
                                Suspicious Minds XPA5 1227-08
                                Suspicious Minds (harmony vocal overdub) XPA5 1227-NA

17 DE FEVEREIRO DE 1969
                                Stranger In My Own Home Town XPA5 1266-01
                                True Love Travels On A Gravel Road XPA5 1265-03
                                It's My Way (Of Loving You) / This Time / I Can't Stop Loving You (jam) WPA5 2513-01
                               True Love Travels On A Gravel Road XPA5 1265-11
                               And The Grass Won't Pay No Mind XPA5 1267-06

18 DE  FEVEREIRO DE 1969
                                Power Of My Love XPA5 1268-07
                                After Loving You XPA5 1269-04
                                Do You Know Who I Am? XPA5 1270-07

20 DE  FEVEREIRO DE 1969
                                It Keeps Right On A-Hurtin' XPA5 1273-03
                                Any Day Now XPA5 1274-06
                                If I'm A Fool (For Loving You) XPA5 1275-09

21 DE  FEVEREIRO DE 1969
                                The Fair's Moving On XPA5 1276-01
                                Memory Revival (track) XPA5 1277-NA
_______________________________________________________________________________________________________________

LOGS DAS SESSÕES





_______________________________________________________________________________________________________________

SINGLES E LPS RELACIONADOS (RCA, 1969-70)

IN THE GHETTO (SINGLE)

15 de abril de 1969

1. In the Ghetto
2. Any Day Now



FROM ELVIS IN MEMPHIS (LP)

2 de junho de 1969

1. Wearin' That Loved On Look
2. Only the Strong Survive
3. I'll Hold You In My Heart
4. Long Black Limousine
5. It Keeps Right On A-Hurtin'
6. I'm Movin' On
7. Power of My Love
8. Gentle On My Mind
9. After Loving You
10. True Love Travels On a Gravel Road
11. Any Day Now
12. In the Ghetto

WORLDWIDE 50 GOLD AWARD HITS, VOLUME 1* (LP)
*LP nº 4

8 de agosto de 1970

1. (You're The) Devil In Disguise
2. Bossa Nova Baby
3. Kissin' Cousins
4. Viva Las Vegas
5. Ain't That Loving You Baby
6. Wooden Heart
7. Crying In The Chapel
8. If I Can Dream
9. In The Ghetto
10. Suspicious Minds
11. Don't Cry Daddy
12. Kentucky Rain
13. Excerpt From Elvis Sails



_________________________________________________________________________________________________________________

A VERSÃO DA FTD

Título:
From Elvis In Memphis
Selo:
FTD [FTD 117]
Formato:
CD duplo
Número de faixas:
46
Duração:
159:00
Tipo de álbum:
Disco comum
Vinculado a:
Discografia FTD
Ano:
2013
Gravação:
13, 14, 15, 20 e 22 de janeiro / 17, 18, 20 e 21 de fevereiro de 1969
Lançamento:
Maio de 2013
Singles:
---


Em 2013 a Follow That Dream lançou uma versão em CD duplo do icônico álbum como seu 117º trabalho. Pela primeira vez uma gravadora reúne todos os Masters e boa parte dos takes inéditos em um lançamento com som digital remasterizado com todo o cuidado para não ferir a alma original do álbum. N primeiro CD constam as faixas:

ÁLBUM ORIGINAL
1. Wearin' That Loved On Look
2. Only The Strong Survive
3. I'll Hold You In My Heart (Till I Can Hold You In My Arms)
4. Long Black Limousine
5. It Keeps Right On A-Hurtin'
6. I'm Movin' On
7. Power Of My Love
8. Gentle On My Mind
9. After Loving You
10. True Love Travels On A Gravel Road
11. Any Day Now
12. In The Ghetto
OS PRIMEIROS TAKES
13. Wearin' That Loved On Look (takes 3,10*)
14. Only The Strong Survive (take 1*)
15. Long Black Limousine (take 6)
16. It Keeps Right On A-Hurtin' (takes 1*,2)
17. I'm Movin' On (takes 1,2)
18. Power Of My Love (take 1)
19. After Loving You (take 2)
20. True Love Travels On A Gravel Road (take 2)
21. Any Day Now (takes 1FS*,2)
22. In The Ghetto (take 1*)
23. In The Ghetto (takes 2*,3)
24. In The Ghetto (take 4)


Na sequência, a FTD continua o festival de materiais inéditos de forma fantástica. No segundo CD constam as faixas:

OUTTAKES DE JANEIRO
1. Long Black Limousine (takes 7*, 8*,9 / Master)
2. Wearin' That Loved On Look (takes 12*,13*,14)
3. In The Ghetto (take 11)
4. In The Ghetto (take 13)
5. In The Ghetto (take 20)
6. True Love Travels On A Gravel Road (take 4)
OUTTAKES DE FEVEREIRO
7. True Love Travels On A Gravel Road (takes 6,7)
8. Power Of My Love (takes 2*,3)
9. Power Of My Love (take 6)
10. After Loving You (take 3)
11. Only The Strong Survive (takes 17*,20FS*, 21*,22)
12. Any Day Now (takes 3*,4*)
UNDUBBED MASTERS
13. Wearin' That Loved On Look
14. I'm Movin' On (with steel-guitar overdub)
15. Gentle On My Mind (with track replacement overdubs)
16. In The Ghetto
17. True Love Travels On A Gravel Road
18. Power Of My Love
19. After Loving You
20. Only The Strong Survive
21. It Keeps Right On A-Hurtin'
22. Any Day Now

Fechando o trabalho a FTD traz um livreto de 16 páginas com informações de bastidores, memorabilia e fotos em alta resolução.
________________________________________________________________________________________________________________

VÍDEO (LP COMPLETO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.

Postagens populares