I'VE GOT TO FIND MY BABY!

Elvis no Havaí - Parte 3: 17 e 18 de Novembro de 1972 ("Aloha From Hawaii Original")

Elvis durante show das 14h30 de 18 de novembro de 1972;
Honolulu, Havaí
Ao longo dos anos, ficou evidente que Elvis tinha um grande apreço pelo Havaí. Foi lá que alguns dos melhores momentos de sua carreira ocorreram, como o concerto beneficente em Pearl Harbor e o filme "Blue Hawaii", ambos em 1961. As ilhas do arquipélago ainda serviriam de cenário para "Girls! Girls! Girls!" e "Paradise, Hawaiian Style", de 1962 e 1966, respectivamente, além do especial "Aloha From Hawaii" em 1973.

Mas o amor pelas belas ilhas havaianas havia começado bem antes, em 1957, quando Elvis as visitou pela primeira vez. O Rei do Rock ficou tão maravilhado com o lugar que decidiu que aquele seria seu recanto, passando várias de suas férias dali até 1977 no arquipélago. Mais tarde, em 1968, ele compraria uma casa à beira da praia de Lanikai, em Oahu, e faria dela seu refúgio sempre que possível.

Abaixo descrevemos a terceira experiência de Elvis no Havaí: o "Aloha from Hawaii original".










_________________________________________________________________________________________________________________

Aparte dos problemas pessoais e das pouquíssimas gravações feitas no ano, 1972 continuou a trazer resultados positivos para Elvis tanto nas vendas de LPs e singles quanto no palco. Entre duas temporadas em Las Vegas e três turnês nacionais, o apresentador acabaria o ano com 165 shows apresentados e seu último documentário em vida, "Elvis On Tour", nos cinemas e concorrendo ao Golden Globe por Melhor Documentário, prêmio o qual ganhou e o tornou o único longa metragem do cantor a ser premiado.

Em 8 de julho de 1972, inspirado em uma recente visita feita pelo presidente dos EUA, Richard Nixon, à China, o empresário de Presley, o Coronel Thomas Parker, anunciou que haveria uma transmissão mundial via satélite de um show de Elvis no Havaí para permitir que o mundo inteiro tivesse a chance de ver uma de suas apresentações "uma vez que é impossível nos apresentarmos em todas as grandes cidades" (o que não era fato, e sim apenas o medo de Parker de sair dos EUA e não poder mais voltar - ele entrara clandestinamente nos anos 1920).

Elvis durante seu quarto e último show no Madison Square Garden; Nova York, 11 de junho de 1972

Parker inicialmente declarou que a apresentação iria acontecer em outubro ou novembro de 1972, mas ela foi alterada para o início de 1973 após a MGM mostrar preocupação com a data, que confrontaria com o lançamento de seu documentário Elvis on Tour. Como os shows já haviam sido planejados e oficializados internamente por Parker e contatos havaianos, foi decidido que os três ocorreriam normalmente nos dias 17 e 18 de novembro de 1972, mas sem serem filmados ou gravados em soundboard. A ideia era boa e Elvis aceitou sem pestanejar, uma vez que eles serviram de treino por serem os últimos shows de 1972 e pelo Aloha From Hawaii ser o primeiro de 1973.

Uma conferência de imprensa foi organizada na madrugada de 4 para 5 de setembro, após o show de encerramento da segunda e última temporada em Las Vegas naquele ano, para que Elvis promovesse a apresentação e respondesse perguntas de dezenas de jornalistas presentes. Aparentando profundo cansaço e sonolento, o cantor explica que sua cabeça ainda está no palco e tenta raciocinar de forma rápida para acabar com o compromisso o quanto antes e poder descansar. Devido à correria para a organização da conferência, Elvis não foi informado de várias coisas e as respostas mais técnicas ficaram a cargo do produtor associado e presidente da RCA Rocco Laginestra.

Elvis e Rocco Laginestra durante a conferência de imprensa para o Aloha From Hawaii; Las Vegas, 5 de setembro de 1972

Após terminar sua turnê continental em 15 de novembro de 1972, Elvis teve um dia de descanso antes de voar para Honolulu na manhã do dia 17. Assim como em 1957, 1961 e nas férias de 1968 e 1969, o cantor ficaria hospedado no 14º e último andar do Hawaiian Village Hotel com toda sua comitiva e banda. Recebido por uma multidão, o Rei do Rock parou brevemente para tirar fotos, dar autógrafos e apertar mãos de fãs no aeroporto da capital havaiana antes de se dirigir ao Honolulu International Center (HIC) para um breve ensaio e passagem de som. Em seguida, ele pôde descansar por algumas poucas horas antes da primeira apresentação no Havaí em onze anos.

Às 19h30 de 17 de novembro de 1972 o HIC estava lotado com 8400 fãs. Os atos de abertura contaram com JD Sumner, The Stamps QuartetThe Sweet Inspirations e o comediante Jackie Kahane. O ator havaiano Eddie Sherman, uma das estrelas da série "Hawaii 5-0" (1968-1973), fez um breve discurso antes do início da apresentação de Elvis. As luzes do auditório se apagaram exatamente às 20h30 e "Also Sprach Zarathustra" começou a tocar sob gritos histéricos da multidão.

A banda TCB aguarda a entrada de Elvis; Honolulu, 17 de novembro de 1972


Elvis foi recebido sob uma chuva de gritos, aplausos efusivos e milhares de flashes de câmeras. Usando a magnífica jumpsuit Thunderbird, o cantor fez um show descontraído e se mostrou bastante à vontade. Havia problemas técnicos na área do som que ainda estavam esperando para serem resolvidos, mas ele e todo o conjunto souberam contornar a situação sem que o público sofresse alguma penalização. Música após música, os fãs mostravam sua excitação e apreciação pela presença de Elvis novamente em terras havaianas.

A lista de músicas permaneceu praticamente a mesma apresentada em todos os outros shows de 1972, com algumas alterações para encaixar clássicos que seriam a base da transmissão ao vivo no ano seguinte. Ao todo, Elvis apresentou 24 músicas em 70 minutos. A setlist foi a seguinte:

Also Sprach Zarathustra
See See Rider
I Got A Woman/Amen
Until it's Time For You to Go
You Don't Have to Say You Love Me
Polk Salad Annie
Love Me
All Shook Up
Heartbreak Hotel
Blue Suede Shoes
One Night
Teddy Bear/Don't Be Cruel
Love Me Tender
Little Sister/Get Back
Hound Dog
I'll Remember You
How Great Thou Art [with reprise]
Suspicious Minds
Band introductions
For the Good Times
Burning Love
What Now My Love
Fever
A Big Hunk O' Love
You Gave Me a Mountain
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp

Elvis com a jumpsuit Thunderbird durante apresentação de 17 de novembro de 1972 em Honolulu

Depois de uma ótima primeira apresentação, Elvis estava preparado para dar o melhor de si novamente no dia seguinte, desta vez em dois shows. Outras 8400 pessoas o viram se apresentar às 14h30 do dia 18, em um show ainda mais relevante para o povo havaiano.

Elvis estava mais confiante com aquela plateia e isso o ajudou a dar ainda mais de seu melhor. Por quase 80 minutos, o cantor rendeu seus maiores sucessos e fez pequenos trechos de algumas de suas canções havaianas em homenagem ao público. A setlist foi a seguinte:

Also Sprach Zarathustra
See See Rider
I Got A Woman/Amen
Until it's Time For You to Go
You Don't Have to Say You Love Me
Polk Salad Annie
Love Me
All Shook Up
Heartbreak Hotel
Blue Suede Shoes
One Night
Teddy Bear/Don't Be Cruel
Love Me Tender
Hound Dog
I'll Remember You
How Great Thou Art
Suspicious Minds
Band introductions
What Now My Love
Burning Love
Fever
Blue Hawaii (excerpt)
Hawaiian Wedding Song (excerpt)
You Gave Me a Mountain
A Big Hunk O' Love
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp

Elvis com a jumpsuit Black Toreador durante apresentação das 14h30 de 18 de novembro de 1972 em Honolulu

Para o show das 20h30 daquele mesmo dia, que originalmente seria o "Aloha From Hawaii", foram adicionados 600 lugares à plateia, totalizando nove mil espectadores - 3 mil a mais do que os que estariam presentes para o concerto via satélite em janeiro do ano seguinte.

A apresentação decorreu como as duas anteriores, com Elvis se divertindo, interagindo com o público e atendendo a alguns pedidos, mesmo que somente na forma de trechos de músicas, caso de "Santa Claus is Back In Town". "Little Sister/Get Back", ausente no concerto da tarde, retorna e excita a multidão, assim como "Just Pretend", uma das preferidas de Elvis e que não estava na lista de músicas original. A setlist foi a seguinte:

Also Sprach Zarathustra
See See Rider
Santa Claus is Back In Town (excerpt)
I Got A Woman/Amen
Until it's Time For You to Go
You Don't Have to Say You Love Me
Polk Salad Annie
Love Me
All Shook Up
Heartbreak Hotel
Blue Suede Shoes
Just Pretend
Teddy Bear/Don't Be Cruel
Love Me Tender
Little Sister/Get Back
Hound Dog
I'll Remember You
How Great Thou Art
Suspicious Minds
Band introductions
What Now My Love
Fever
Burning Love
You Gave Me a Mountain
A Big Hunk O' Love
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp

Elvis com a jumpsuit Aztec Star durante apresentação das 20h30 de 18 de novembro de 1972 em Honolulu

Nos dias seguintes, a manchete de todos os jornais havaianos era o sucesso da apresentação de Elvis. O Honolulu Star Bulletin comentou em  crítica do dia 19 sobre a presença de palco do cantor e como ele conseguia controlar a plateia do jeito que queria. Já o Honolulu Advertiser do dia 20 trazia uma extensa resenha do show e uma crítica positiva sobre o amadurecimento vocal e musical do Rei do Rock.

Elvis participou de uma nova conferência de imprensa no dia 20 de novembro de 1972 no auditório do Hawaiian Village Hotel. Na ocasião, ele oficializou a transmissão via satélite do "Aloha From Hawaii" em 14 de janeiro de 1973 e explicou que seria um show beneficente em favor do Kui Lee Cancer Fund. O presidente da RCA, Rocco Laginestra, adicionou: "A entrada só será permitida via doação, não haverá venda de ingressos e toda a arrecadação será direcionada ao Kui Lee Cancer Fund." O cantor e o Coronel Parker abriram as doações com cheques de mil dólares cada, acompanhados de mais mil em nome da RCA e 500 dólares de cada membro de seu grupo.

Elvis durante a conferência de imprensa de 20 de novembro de 1972

Oficialmente de férias, Elvis ficou em Honolulu até o dia seguinte, quando voltou a Las Vegas para descansar até 30 de novembro. O restante de seu tempo livre até 8 de janeiro do ano seguinte foi gasto em Graceland com familiares e amigos.
_________________________________________________________________________________________________________________

VÍDEOS

Conferência de imprensa de 5 de setembro de 1972 (trecho)



Shows de 17 e 18 de novembro de 1972 (trechos das três apresentações com vídeo e áudio amadores)



Conferência de imprensa de 20 de novembro de 1972 (trecho)



Show completo das 20h30 de 18 de novembro de 1972 (somente áudio amador)

_________________________________________________________________________________________________________________

Pesquisa: Elvis Presley Index | http://www.elvispresleyindex.com.br
>> a re-disponibilização desta postagem só é permitida se mantidos os créditos e sem edições.<<
_________________________________________________________________________________________________________________

LEITURA COMPLEMENTAR:

- Elvis no Havaí - Parte 1: 10 e 11 de Novembro de 1957 (clique aqui)
- Elvis no Havaí - Parte 2: 25 de março de 1961 (Such a Night In Pearl Harbor [CD - MRS, 2012]) (clique aqui)
Elvis no Havaí - Parte 4: 12 e 14 de janeiro de 1973 (Aloha From Hawaii via Satellite [Single/LP - RCA, 1973]) [CD - Sony Legacy, 2013] (clique aqui)
Elvis no Havaí - Parte 5: Visitando as Ilhas (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.

Postagens populares