QUARENTENA NO ELVIS PRESLEY INDEX

O Elvis Presley Index está com atividade reduzida por tempo indeterminado em função da pandemia de Coronavírus.


Apesar de o Elvis Presley Index não ser afetado ou ter a obrigação de fechar ou diminuir seu funcionamento, a parada dos trabalhos será adotada por necessidade de auxílio a familiares nesse momento complicado e a falta de tempo que se instalará com isso.


Postagens esporádicas aparecerão durante a duração da quarentena, por isso é importante que nossos amigos retornem periodicamente ao site para não perder nenhum conteúdo.

I'VE GOT TO FIND MY BABY!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Elvis Antes da Fama (1935 - 1954)

Gladys, Vernon e Elvis em sua primeira foto de 1937
Elvis Aaron Presley é um nome que ficou consagrado no mundo do entretenimento por todas as suas conquistas e façanhas desde seu descobrimento até sua morte prematura aos 42 anos, em 16 de agosto de 1977. Porém, mesmo hoje - e mesmo entre seus fãs -, pouco se sabe sobre a vida do Rei do Rock antes de 19 de julho de 1954, quando sua primeira gravação profissional, "That's All Right (Mama)", um cover do clássico de Arthur 'Big Boy' Crudup, chegou ao mercado e começou sua escalada para a fama mundial.

Esta postagem busca esclarecer fatos da vida de Elvis Presley entre 8 de janeiro de 1935 e o ano de 1954.

O texto na sequência, com algumas edições, foi traduzido do site Elvis Presley Photos.







_________________________________________________________________________________________________________________

ANTES DE ELVIS

Por volta do final de junho de 1934, Gladys sabia que estava grávida. Em algum momento do quinto mês, ela teve certeza de que teria gêmeos - estava extraordinariamente grande, podia sentir dois bebês chutando e tinha um histórico familiar de gêmeos nos dois lados da família. Gladys ganhava 2 dólares por dia na Tupelo Garment Company, enquanto Vernon trabalhava em vários empregos estranhos, incluindo um na fazenda de gado leiteiro de Orville S. Bean.

Com 180 dólares emprestados de Bean depois que Gladys engravidou na primavera de 1934, Vernon começou a construir uma casa para a família, para onde eles se mudaram em dezembro daquele ano. O local de nascimento de Elvis foi construído por seu pai, Vernon, com a ajuda de seu irmão, Vester, e do pai, Jessie, cuja casa de quatro quartos relativamente espaçosa ficava ao lado. Localizada junto a uma estrada que transportava moradores entre Tupelo, Mississippi, e Birmingham, Alabama, ela se aninhava entre um grupo de pequenas casas rústicas ao longo da Old Saltillo Road. A casa não tinha eletricidade (estava conectada, mas não era usada devido ao custo) ou encanamento interno e era semelhante às habitações construídas em aldeias da época.

A casa onde Elvis nasceria foi reformada e transformada em museu e ponto turístico

NASCE UMA ESTRELA

Pouco antes do amanhecer de 8 de janeiro de 1935Elvis Aron Presley nasceu. Gladys teve um segundo filho naquela manhã, um gêmeo natimorto idêntico a Elvis chamado Jesse Garon. Elvis seria o seu único filho. Após o nascimento Gladys estava perto da morte e foi levada, junto com Elvis, para o Tupelo Hospital. Depois de voltar para casa, parte dos familiares e amigos notaram que ela era super protetora de seu filho recém-nascido, quase paranoica, com medo de que algo ruim acontecesse com ele. A mãe de Gladys, Doll Smith, morreria em 1935 e seria enterrada ao lado de seu marido Bob Smith em uma cova sem marcação. Assim como Elvis, Gladys perderia a mãe em uma idade jovem. Gladys tinha 23; Elvis, 22. Embora Gladys tivesse que realmente se sustentar sozinha desde que o pai morrera, quando ela tinha dezenove anos em 1931, Doll ficara acamada pela tuberculose por muitos anos.

Em meados da década de 1930, no meio da Grande DepressãoEast Tupelo era um paraíso para os contratantes e trabalhadores de fábricas cujos recursos escassos ainda superavam em muito os dos pais de Elvis. Vernon e sua esposa, Gladys, não só tiveram que fazer um empréstimo de 15 dólares com a Previdência Social para que o Dr. William Robert Hunt fizesse o parto de Elvis e seu irmão gêmeo natimorto, Jesse Garon, mas seus vizinhos e amigos também tiveram que lhes fornecer fraldas. Devido a essa pobreza, os orgulhosos pais só puderam tirar a primeira foto com seu filho em 1937, depois de economizar por alguns meses.

Existe confusão sobre a grafia correta do nome do meio de Elvis desde que o Dr. Hunt escreveu o nome 'Elvis Aaron Presley' em seu livro de registros. A certidão de nascimento emitida pelo estado do Mississippi mostra a ortografia 'Aron', que também é encontrada em seu rascunho. A lápide de Elvis nos Jardins da Meditação em Graceland, no entanto, está gravada com a grafia mais comum 'Aaron'. A grafia alternativa dos nomes era típica na era da Depressão, particularmente nas comunidades rurais, onde as oportunidades educacionais eram limitadas e a palavra escrita era menos significativa do que é agora. Como os Presley escolheram o nome do meio de Elvis para homenagear seu amigo e líder musical da igreja Aaron Kennedy, é provável que 'Aaron' tenha sido a grafia pretendida.


A PRISÃO DE VERNON

A vida familiar de Elvis foi turbulenta durante seus primeiros anos, em grande parte devido à pobreza e às circunstâncias financeiras de seus pais; no entanto, Elvis cresce dentro de uma família unida e de classe trabalhadora, composta por pais, avós, tias, tios e primos que moram perto um do outro em Tupelo. Há pouco dinheiro, mas Vernon e Gladys fazem o possível para sustentar o filho, que é o centro de suas vidas.

Em 16 de novembro de 1937, Vernon, juntamente com o irmão de Gladys, Travis Smith e o amigo Lether Gable, foram indiciados por falsificação. Um cheque que Orville Bean fizera para o pai de Elvis havia sido alterado. Vernon vendera um porco para Bean e recebera por ele um cheque de apenas 4 dólares - uma quantia muito menor do que ele esperava. Vernon ficou furioso, uma vez que o porco valia muito mais e ele contava com o dinheiro. Assim, o trio teve a ideia de tornar o valor do cheque mais próximo do valor merecido. Os registros do tribunal não incluem detalhes da quantia em que o cheque foi alterado, mas a historiadora de Elvis, Elaine Dundy, diz que, com base nas lembranças das pessoas com quem conversara, eram catorze ou quarenta dólares. Já de acordo com o velho amigo de Vernon, Aaron Kennedy, o cheque não foi alterado, mas falsificado colocando um em branco sobre o de Orville Bean e traçando sua escrita. De qualquer forma, obviamente, nenhum dos homens tinha ideia de como um banco opera para evitar essa fraude.

Uma grande pressão foi colocada em Orville Bean pela comunidade de East Tupelo para mostrar clemência aos infratores, mas sem sucesso. Um título de fiança foi fixado em 500 dólares cada. Em 4 de janeiro de 1938, apenas dois títulos foram depositados para Travis e Lether Gable. Estranhamente, os registros mostram que o pai de Vernon, JD Presley, e JG Brown, foram fiadores de Travis Smith, mas não de Vernon, que passou seis meses em custódia aguardando julgamento. Aparentemente, JD nunca gostara do próprio filho, tendo-o expulsado de casa aos 16 anos. Em 25 de maio de 1938, Vernon, Travis e Lether são condenados a três anos na Penitenciária Estadual do Mississippi em Parchman. Em 6 de fevereiro de 1939, Vernon é libertado da prisão com a suspensão dos últimos seis meses de sua sentença, concedida sob condição de bom comportamento contínuo. Essa clemência é o resultado de uma petição dos cidadãos do condado de Lee e de uma carta de Bean, tendo o documento sido assinado pelo governador Hugh White.

Em seu livro, "Day By Day", Ernst Jorgensen afirma: "Gladys é incapaz de manter o cronograma de pagamentos em sua casa, fazendo com que a família a perca, e ela e Elvis são forçados a morar com parentes". Em sua obra "Last Train To Memphis", Peter Guralnick afirma: "Durante o breve período em que Vernon esteve na prisão, Gladys perdeu a casa e se mudou brevemente com os sogros ao lado." Isso é contradito por Elaine Dundy em seu livro "Elvis and Gladys", que afirma: "Estes são tempos difíceis para mãe e filho. Compreensivelmente, em vista da atitude de Jesse Presley contra seu filho, Gladys ficou cada vez mais desconfortável vivendo ao lado do sogro. Em algum momento da sentença de prisão de Vernon, Gladys se mudou e ficou com seu primo Frank Richards." Seja qual for o motivo pelo qual os Presley nunca retornaram à casa que Vernon construíra, as histórias diferem quanto a isso e como a casa deixou de ser sua propriedade.

Elvis em 1939

TALENTO NATO

Em 16 de maio de 1940, Vernon, Gladys e Elvis, juntamente com seus primos Sales Presley, sua esposa Annie e a filha, moram em Pascagoula, um porto perto de Biloxi, no extremo sul do Mississippi, no Golfo do México. Vernon e Sales encontraram trabalho em um projeto para expandir os estaleiros de Pascagoula. Em 20 de junho, com saudades dos familiares e amigos, ambas as famílias retornando a East Tupelo. Por algum tempo, os Presleys dividem uma casa na Reese Street com Vester e Clettes. Em 3 de novembro, Vernon recebe a suspensão total de sua pena e leva Gladys e Elvis para morar em uma casa alugada na 510 1/2 Maple Street. Em janeiro de 1941, Elvis ingressaria na primeira série na East Tupelo Consolidated School.

Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto Vernon estava fora ajudando a construir um campo de prisioneiros de guerra, Gladys foi internada no hospital. Nas palavras de Leona Moore, agora uma enfermeira aposentada, que trabalhava no hospital de Tupelo à época: "A verdade é que ela teve um aborto espontâneo". Isso explica por que Gladys nunca teve outro filho; ela tentou e infelizmente falhou. Elvis deveria permanecer um filho único.

A partir dos oito anos de idade, em 1943, Elvis passaria muitas tardes de sábado na Tupelo Courthouse, de onde a WELO Radio transmitia o Saturday Jamboree, um programa amador que começava às 13h e se estendia até às 16h30 e tinha plateias compostas por até cento e cinquenta pessoas. Qualquer um poderia cantar ou tocar no programa, e Elvis o fez muitas vezes, com "Old Shep" sendo apenas uma das muitas músicas que ele cantou.

Em 18 de agosto de 1945, Vernon compra uma nova casa de quatro quartos na Berry Street, em East Tupelo, de propriedade anterior de Orvile Bean. O preço é de 2 mil dólares, com um adiantamento de 200 e parcelas mensais de 30 dólares, mais juros de 6%. Um mês depois, ao entrar na quinta série, Elvis, juntamente com o resto dos meninos, esperava que, entre todos os professores, ele não recebesse a Sra. Oleta Grimes (filha de Orville Bean). Ela tinha a reputação de ser dura, aquela da qual ninguém conseguia se safar, e caiu na turma de Elvis. No início desse período escolar, a Sra. Grimes perguntou aos alunos se algum deles gostaria de fazer uma oração. Elvis levantou-se, orou e depois foi direto à sua versão de "Old Shep". A senhora Grimes ficou muito impressionada. "Ele cantou tão docemente", ela disse a Elaine Dundy. Ela o levou para o diretor da escola, o Sr. Cole, e Elvis cantou novamente. O Sr. Cole ficou igualmente impressionado. Isso aconteceu algumas semanas antes da Mississippi-Alabama Fair and Dairy Show, realizada em Tupelo. Elvis foi prontamente inscrito.

3 de outubro de 1945 era o dia das crianças na feira anual Mississippi-Alabama Fair and Dairy Show em Fairgrounds, no meio da cidade grande. Elvis, de dez anos, canta "Old Shep" no concurso de jovens talentos. O show é transmitido pela WELO. Diz a lenda que, usando óculos e de pé em uma cadeira para alcançar o microfone na frente de várias centenas de pessoas, Elvis conquistou o segundo lugar, que lhe daria 5 dólares e entrada gratuita em todos os brinquedos da feira. No entanto, ele pode ter ficado em quinto, mas provavelmente não ganhou um prêmio. Por sua própria lembrança, Elvis ficara com o quinto lugar e ainda recebe uma punição de sua mãe, provavelmente por fazer um dos passeios mais "perigosos".

Rara foto colorida de Elvis na Mississippi-Alabama Fair and Dairy Show,
em 3 de outubro de 1945

MEMPHIS À VISTA

Em 8 de janeiro de 1946, décimo primeiro aniversário de Elvis, Gladys compra sua primeira guitarra na Tupelo Hardware Store, a um custo de 7,90 dólares. De acordo com o proprietário da loja, FL Bobo, Elvis realmente queria um rifle, mas sua mãe era assertivamente contra isso e o convence a ficar com o violão que ela podia pagar, e Elvis não, ao invés do rifle que ela não queria e não poderia comprar. No final, depois de pensar um pouco, Elvis aceita de bom grado o violão. Outras versões desta história afirmam que era uma bicicleta que ele queria. Para um garoto do interior, em particular, o som de um rifle parece mais provável, principalmente devido à propensão de Elvis para isso mais tarde.

18 de julho de 1946: Apenas onze meses após a compra da casa em Berry Street, Vernon a "vende" - na verdade apenas transfere  título para o amigo Aaron Kennedy por US $ 3.000 para evitar processos de execução de uma hipoteca. Imediatamente, Aaron concede a Orville Bean uma escritura de confiança, que é a mesma coisa que uma hipoteca. Os Presleys se mudam para Tupelo, primeiro para a Commerce Street, depois para a Mulberry Alley, uma pequena alameda que corria ao lado do recinto das feiras, logo em frente ao bairro negro da cidade, o "Shake Rag". Em setembro daquele ano, Elvis entra na sexta série da Milam Junior High School. Ele canta uma música a convite da professora Camp, que lembra: "Ele era tão bom que as crianças ficaram caladas e satisfeitas com ele".

Em 1947, quando Elvis tinha doze anos, Mississippi Slim deixou Elvis cantar em duas ocasiões. Slim, um cantor caipira, foi o primeiro herói musical de Elvis. "Ele era louco por música ... Era só disso que ele falava", lembra James Ausborn, irmão mais novo de Mississippi Slim. Houve um pequeno problema com sua primeira aparição. Slim havia anunciado que um jovem rapaz, Elvis Presley, estaria ali, mas quando chegou a hora, Elvis teve um caso tão sério de "medo do palco" que não conseguiu entrar. Ele foi na semana seguinte e em pelo menos uma ocasião foi apoiado por Slim enquanto cantava. Em setembro do ano, quando Elvis entra na sétima série, a família está morando na 1010 Green Street, em Tupelo, uma casa designada apenas para brancos em um bairro respeitável e "de cor".

Em 6 de novembro de 1948, quando Elvis estava na 8ª série, os Presley mudaram-se para Memphis, Tennessee, cerca de 130 quilômetros a noroeste de Tupelo, e viveram em pensões no centro da cidade durante a maior parte do ano seguinte. Em seu último dia na Milam, a pedido da turma, o professor deu a Elvis trinta minutos para se apresentar antes da aula. A última música que ele cantou foi a tradicional "Leaf On a Tree". Já em Memphis, ele é matriculado na oitava série na Humes High School como Elvis Aaron Presley. Em 20 de setembro de 1949, os Presley recebem aprovação para morar em Lauderdale Courts, um projeto de habitação pública de 66 edifícios e 433 unidades no extremo norte do centro de Memphis.

Rara foto de Vernon e Elvis em 1948

ELVIS EM MEMPHIS

Os horizontes musicais de Elvis aumentaram durante os anos do Ensino Médio. Ele aproveitou as muitas maneiras de ouvir música em Memphis - rádio, igreja, lojas de discos, boates e muito mais, e também tocou em uma banda com outros quatro garotos de Lauderdale Courts. Durante seu primeiro ano na Humes High School, Elvis também começou a se concentrar em sua aparência. Ele deixou seus cabelos e costeletas crescerem mais e vestiu roupas selvagens e chamativas que o fizeram se destacar, especialmente no conservador e conformista Deep South da década de 1950. Ele usava calça social na escola todos os dias - todos usavam jeans, mas ele usava calça social. E ele usava um casaco e um cachecol como uma gravata, como se fosse uma estrela de cinema. É claro que ele recebia muitas críticas por isso, porque se destacava muito. As pessoas pensavam que aquilo era realmente estranho. Era como se ele já estivesse retratando algo que queria ser.

A vida continua difícil. Vernon e Gladys vão de emprego em emprego. Elvis trabalha em vários lugares para ajudar a se sustentar e a seus pais. O clã Presley-Smith permanece unido e Elvis e sua família participam da Igreja da Assembléia de Deus. O adolescente continua sendo conhecido por cantar com seu violão. Ele compra suas roupas na Beale Street, um reduto dos negros, e absorve o Blues e o Evangelho que ouve lá. Ele também é um membro regular da platéia dos cultos brancos e negros realizado no centro da cidade.

Aos 13 anos, Elvis forja uma certidão de casamento de forma muito impulsiva e obviamente muito apaixonada, copiando o original de seus pais e colocando seu nome e o de Magdaline Morgan. Elvis conhecera Morgan na Assembléia de Deus. Ele escreve 11 de setembro como a data de seu "casamento", algo que Magdaline expressa grande surpresa ao descobrir quase 50 anos depois.

Elvis adorava gibis, em particular o seu favorito: O Capitão Marvel Jr. O primo Harold Loyd lembra que quando Elvis estava no Ensino Médio em Memphis, os dois trocavam gibis: "Às vezes eu pegava emprestado um pouco dele. Ele deixava porque sabia que eu os devolveria em bom estado". Nesse interim, em 1950, Sam Phillips timidamente abria a Memphis Recording Service na 706 Union Avenue. No final de 1952, a renda combinada dos Presleys excedia o máximo permitido pela Memphis Housing Authority, então a família mudou-se de Lauderdale Courts para uma pensão na vizinha Saffarans Street e depois um apartamento na 462 Alabama Street, em frente aos tribunais. Embora os Presley tenham sido forçados a deixar o conjunto habitacional, eles escolheram permanecer no mesmo bairro.

À medida que a paixão de Elvis pela música aumentava, seus trabalhos escolares sofriam. Uma variedade de notas 10, 9 e 8 durante seu primeiro ano na Humes High havia degenerado até o ponto em que ele se tornou um aluno que tirava no máximo 7. Ele passava grande parte de seu tempo livre indo ao cinema e a lojas de discos. Elvis também participava de sessões noturnas de canto Gospel com seus pais no Ellis Auditorium, onde observava alguns dos movimentos animados de artistas mais extrovertidos. O Gospel encapsulava a espiritualidade e a fisicalidade que ficaram no centro do estilo musical de Elvis Presley, mas quando ele cantava e tocava violão em festas, era mais provável que ele fizesse um número pop de Dean Martin, Bing Crosby ou Perry Como.

Elvis em 1950

UM PRESENTE PARA O MUNDO

Em 19 de janeiro de 1953, Elvis se registra no Sistema de Serviço Seletivo dos EUA. Sob o sistema preliminar, esperava-se que os jovens de boa saúde estivessem disponíveis a partir dos 18 anos para servir nas Forças Armadas por dois anos de serviço ativo e depois quatro anos na reserva. Em 9 de abril, alguns meses antes de se formar no colegial, Elvis se apresentou no Minstrel Show anual da Humes High. Décimo sexto de uma lista de 22 performances, listado no programa como "Elvis Prestly", ele chocou alunos, pais e professores com sua performance de "Till I Waltz Again with You", de Teresa Brewer. Tanto Elvis como seus colegas de classe interpretaram isso como o começo de sua ascensão à fama. Elvis diria mais tarde: "Foi incrível o quão popular eu me tornei depois disso". Foi um momento seminal. Como uma cena de um de seus futuros filmes, Elvis deixou de lado sua própria personalidade tímida em favor de uma personalidade popular e animada, e o jovem de aparência peculiar começou a atrair a atenção de seus colegas como as chamas atraem mariposas.

Em 3 de junho de 1953, Elvis se forma na Humes High School. Em seguida, ele vai trabalhar para a M. B. Parker Machinists - dificilmente uma criadora de lendas. No entanto, o destino estava conspirando a seu favor, as peças estavam se encaixando e logo todos os sonhos de Elvis Presley se tornariam realidade. Ele estava prestes a fazer sua primeira gravação e entrar para a história.

Embora a primeira gravação de Elvis para a Memphis Recording Service, um acetato com as músicas "My Happiness" e "That's When Your Heartaches Begin", seja atribuída à data de 18 de julho de 1953, ela ainda é disputada. O historiador de Elvis, Lee Cotten, conseguiu chegar à data provável para esta sessão combinando a história de uma tarde quente de um sábado de verão com um adiantamento salarial que Elvis recebeu em 14 de julho daquele ano para "fazer o pagamento de carro", o qual já havia sido pago. (All Shook Up, Popular Culture, Ink., 1985)

É neste mesmo período, mais precisamente em 21 de agosto de 1953, que o Coronel Tom Parker, cujas habilidades administrativas tornaram-se lendárias em Nashville, é dispensado por seu único cliente, o cantor country Eddy Arnold, e se dirige a Memphis e arredores em busca de seu novo talento.

Elvis e Rosemary Barraco durante passeio de formatura; maio de 1953

O disco providenciou um excelente presente para Gladys, embora seja fato que a família de Elvis não possuía nenhuma vitrola para tocá-lo, o que desperta em muitos pesquisadores da história do Rei do Rock a indagação de qual seria o real motivo daquela gravação. Talvez Elvis apenas quisesse presentear a mãe, mas talvez também soubesse de seu potencial e quisera mostrá-lo aos especialistas do estúdio. A versão do presente de aniversário perde ainda mais sentido quando se sabe que a gravação se dera em julho e o aniversário de Gladys fora em abril. De qualquer forma, o Memphis Recording Service deixaria a oportunidade passar batida naquela ocasião.

Mas Elvis retornaria para gravar mais duas músicas, "I'll Never Stand in Your Way" e "It Wouldn't Be the Same (Without You)", em 4 de janeiro de 1954, mostrando que não havia desistido de mostrar seu talento apesar de garantir a todos que só queria saber como sua voz soava em um disco e se soaria igual ao anterior. Desta vez a sessão custaria ainda mais caro, US$ 8,25 dólares, mas mesmo assim ele estava determinado a gravar e provavelmente trazia em seu íntimo a certeza de que seria notado. Ainda não seria a hora, mas o cantor estava a meros 5 meses de distância da fama.

________________________________________________________________________________________________________________

VÍDEOS




________________________________________________________________________________________________________________

Texto original: Elvis Presley Photos e Elvis Presley Index (últimos dois parágrafos)
Fotos: Google e Elvis Presley Photos
Pesquisa e tradução: Elvis Presley Index | http://www.elvispresleyindex.com.br
>> a re-disponibilização desta postagem só é permitida se mantidos os créditos e sem edições.<<

Postagens populares