QUARENTENA NO ELVIS PRESLEY INDEX

O Elvis Presley Index está com atividade reduzida por tempo indeterminado em função da pandemia de Coronavírus.


Apesar de o Elvis Presley Index não ser afetado ou ter a obrigação de fechar ou diminuir seu funcionamento, a parada dos trabalhos será adotada por necessidade de auxílio a familiares nesse momento complicado e a falta de tempo que se instalará com isso.


Postagens esporádicas aparecerão durante a duração da quarentena, por isso é importante que nossos amigos retornem periodicamente ao site para não perder nenhum conteúdo.

I'VE GOT TO FIND MY BABY!

segunda-feira, 16 de março de 2020

Reconstruindo o Rei: Elvis - The Early Years

ELVIS - THE EARLY YEARS (EUA, 2005)

Título brasileiro: Elvis - O Início de uma Lenda
Gravação:
2005
Lançamento:
8 de maio de 2005
Duração:
173min
Produtora:
CBS-TV
Orçamento:
US$ 10 milhões
Arrecadação:
---
Elenco principal:
Jonathan Rhys Meyers
Rose McGowan
Randy Quaid
Camryn Manheim
Robert Patrick
Tim Guinee
Jack Noseworthy
Antonia Bernath
Stuart Greer
Clay Steakley
Mark Adam
John Boyd West
Randy McDowell
Jill Jane Clements
Trilha sonora:
---





Elvis - The Early Years, também conhecida apenas como "Elvis", é uma minissérie biográfica dirigida por James Steven Sadwith e estrelada por Jonathan Rhys Meyers como Elvis Presley. O drama reencena a vida pessoal e profissional do Rei do Rock durante seus primeiros anos de estrelato até a fama mundial, entre 1953 e 1968.

Desde a morte prematura de Elvis em 16 de agosto de 1977, produtoras cinematográficas demonstraram um súbito interesse em mostrar sua história. Vernon relutava em aceitar contratos para tal e Parker queria cobrar muito mais do que lhe seria devido pela consultoria que faria nessas produções, mas havia membros da família e da Máfia de Memphis dispostos a colaborar por valores menores. Com isso surgiram filmes como  "Elvis - O Filme", obra televisiva da ABC-TV em 1979, "Elvis and the Beauty Queen", produzido e exibido pela NBC-TV em 1981, "This is Elvis", a primeira produção cinematográfica sobre sua vida, e "Elvis & Me", filme da ABC-TV baseado no livro homônimo de Priscilla e exibido em 1988.

Porém, nunca se havia pensado em transformar a vida de Elvis em uma série de televisão até que os executivos da ABC, após verem o pequeno sucesso da transmissão de "Elvis & Me", decidiram que seria uma boa ideia trazer o cantor para a modernidade dos anos 1980/1990 e retirar a visão que os mais jovens tinham de um "cara vestindo macacões espalhafatosos em Vegas nos anos 1970". Depois de rápidas conversas, Priscilla Beaulieu assumiu a produção executiva da trama, através da Navarone Productions (produtora de Priscilla), com financiamento parcial da EPE. "Elvis - Good Rockin' Tonight" estreou em 11 de fevereiro de 1990 e foi cancelada após apenas dez episódios devido á baixa audiência. Em 1993, "Elvis and the Colonel - The Untold Story" foi a última adaptação televisiva ou cinematográfica sobre a vida de Elvis.

Jonathan Rhys Meyers como Elvis

Apesar de ter sido um fracasso em audiência, o roteiro de "Elvis - Good Rockin' Tonight" era bem maior, abrangia mais anos da vida do cantor e tinha potencial se tivesse sido filmado corretamente. Pensando nisso e como uma forma de promoção ao documentário "Elvis by the Presleys" que seria exibido pela CBS-TV em 13 de maio de 2005, a rede de TV comprou o roteiro e encomendou uma minissérie em dois capítulos para ser exibida na mesma semana em que o documentário iria ao ar. Uma das condições dos detentores do roteiro era que ele fosse filmado completo, mesmo que com edições necessárias, o que foi cumprido pela emissora.

Após a notícia do início da busca pelo ator perfeito para viver Elvis, 300 fãs do Rei do Rock se apresentaram à CBS para testes. Mesmo assim, Jonathan Rhys Meyers, que não havia comparecido a audições, foi escolhido. No elenco, foram unanimidades Robert Patrick como Vernon, Rose McGowan como Ann-Margret e Camryn Manheim como Gladys. Para viver Red West, seu filho John Boyd West foi chamado. O Coronel Parker seria vivido por Randy Quaid, que à época estava com sérios problemas financeiros. Acabando com uma tradição, a CBS utilizou, com licença da EPE, as gravações originais de Elvis ao invés de chamar Ronnie McDowell para ser a voz do Rei do Rock durante cenas musicais.

Robert Patrick, Jonathan Rhys Meyers e Camryn Manheim como Vernon, Elvis e Gladys

Sem os contratempos da primeira adaptação, o roteiro foi editado e filmado rapidamente no início de 2005. Exibida em duas partes em 8 e 11 de de maio de 2005, a trama teve mais sucesso do que esperado. Além de uma audiência astronômica, a série ganhou três Satellite Awards (Melhor Série ou Filme para Televisão, Melhor Ator para Jonathan Rhys Meyers e Melhor Ator Coadjuvante para Randy Quaid) e um Golden Globe (Melhor Ator para Jonathan Rhys Meyers).

Jonathan Rhys Meyers e Rose McGowan como Elvis e Ann-Margret em 1963

Com duração total de 173 minutos, a minissérie foi lançada em DVD em 16 de agosto de 2007. A produção não recebeu versão em Blu-Ray ou qualquer tipo de disco de trilha sonora.
_________________________________________________________________________________________________________________

Postagens populares