Elvis Presley Index: Elvis Sails (EP - RCA, 1958)

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Elvis Sails (EP - RCA, 1958)

Título:
Elvis Sails
Selo:
RCA Victor [EPA 4325]
Formato:
EP
Número de faixas:
3
Duração:
10:00
Tipo de álbum:
Disco comum
Vinculado a:
Discografia oficial
Ano:
1958
Gravação:
22 de setembro de 1958
Lançamento:
18 de novembro de 1958
Singles:
---

Elvis Sails é o primeiro disco unicamente falado do Rei do Rock, lançado na ocasião de sua ida à Alemanha para servir o exército dos EUA. Ele contém trechos de entrevistas gravadas no dia de sua partida, 22 de setembro de 1958.

Quando foi finalmente chamado para servir o exército dos EUA, em 24 de março de 1958, Elvis tinha algumas incertezas quanto ao futuro de sua carreira. Sua ascensão meteórica desde a assinatura do contrato com a RCA em novembro de 1955 poderia muito bem ser interrompida por aqueles dois anos de ausência na mídia, mas ele também confiava um pouco em Parker, que mexera seus pauzinhos para que o cantor pudesse gravar bastante material com antecedência e não deixar o mercado vazio naquele período em que serviria.

Levado para WacoTexas, para início de seus treinamentos, Elvis ficou estacionado no Fort Hood e recebeu todas as instruções necessárias para se tornar um soldado exemplar. Ele logo recebeu permissão para alugar uma casa no 2807 da Lasker Avenue, bem próximo à residência do radialista Eddie Fadal, com quem firmara sólida amizade enquanto se apresentava em Waco em 1956. Ali, ele tinha a presença de seus pais, da avó Minnie Mae, da namorada Anita Wood e de amigos que frequentemente o acompanhavam à casa de Fadal para momentos de lazer.

Entre 10 e 11 de junho de 1958, o cantor foi ao RCA Studio B em Nashville, a pedido de Parker e da RCA, para gravar mais algumas canções reservas. Os Masters daquela sessão seriam lançados no decorrer do ano seguinte e ficariam conhecidos como alguns de seus maiores sucessos. Em 9 de agosto, Gladys foi hospitalizada e Elvis, depois de ameaçar desertar, recebeu nova licença para visitar a mãe no dia 12. O Hospital Baptist Memorial de Memphis ficou abarrotado de pessoas que estavam junto ao Rei do Rock até que a inevitável passagem de Gladys fosse anunciada dois dias depois. Em 16 de agosto, Eddie Fadal foi a Memphis para levar seu abatido amigo para um passeio de helicóptero sobre a cidade. Por esse motivo e pelo vindouro embarque para a Alemanha, Elvis não entraria em estúdio por quase dois anos, mas mesmo assim sua fama continuaria intacta.
 
A lenda do rock passaria menos de 18 meses na Alemanha, mas Parker e a RCA tinham cartas na manga para sua ausência. Entre 24 de março e 1 de outubro de 1958, a gravadora movimentou seus equipamentos para capturar áudios avulsos e entrevistas completas do cantor, no intuito de talvez lançá-las mais tarde como bônus em um de seus discos. O local mais importante visitado pela equipe de gravação foi o porto do Brooklyn, em Nova York, de onde sairia o navio que levaria Elvis à Alemanha, no dia 22 de setembro. Naquele local, uma longa entrevista de 24 minutos mostrou um Elvis reflexivo quanto a seus sucesso até então e as possibilidades, boas ou ruins, que lhe aguardariam no retorno. Houve também breves conversas com o jornalista Pat Hernon e uma gravação em vídeo para a Newsreel, que exibiria as imagens nos cinemas.   

Parker, é claro, teve uma brilhante ideia que com certeza traria lucro a Elvis e à RCA - e especialmente a ele. Ao invés de lançar os áudios como bônus em discos, ele propôs a Steve Sholes que a gravadora deveria confeccionar um EP com trechos das entrevistas de 22 de setembro e lançá-lo de forma avulsa, uma vez que os fãs do cantor estariam ávidos por notícias daquele que era considerado um dos momentos mais importantes na vida de seu ídolo. A direção da gravadora estava cética quanto ao potencial de algo do tipo, mas o apoio de Sholes ao projeto, ainda que tímido, passava um pouco de confiança. Assim, foi dada luz verde para a criação do álbum.

Sholes ficou responsável por montar o EP e escolher as partes das entrevistas que seriam vendidas no produto. Ele acabou decidindo por criar um disco de apenas 10 minutos de áudio, precisando para isso se debruçar sobre os 24 minutos da entrevista principal daquele dia para retirar pouco mais de cinco minutos de material para o lado A do EP. O lado B já estava previamente decidido e traria as entrevistas para a Newsreel e para Pat Hernon na íntegra, uma vez que juntas tinham menos de cinco minutos de duração. Como um apelo aos fãs, o álbum traria na contracapa um calendário de 1959 com marcações das datas mais importantes na vida do Rei do Rock desde seu nascimento (embora afirmasse incorretamente que o cantor comprara sua primeira casa em Memphis em 10 de abril de 1956, quando na verdade fora em 1957) e um furo para pendurar na parede.

Em seu lançamento em 18 de novembro de 1958, como o último trabalho de Elvis daquele ano, houve uma grande surpresa ao se descobrir que o olfato aguçado de Parker para fontes de lucro mais uma vez estava certo. O disco passou doze semanas nas posições mais altas do gráfico de EPs da Billboard, chegando a figurar no segundo lugar por algum tempo. Esse resultado inesperado levou a RCA a relançar o EP nos dois anos seguintes, o que tornou essa primeira edição um item raro de colecionador no mundo inteiro.
_________________________________________________________________________________________________________________

AS SESSÕES DE GRAVAÇÃO

Data: 22 de setembro de 1958

Estúdio:
             U.S.S. Randall

Local:
              Brooklyn, New York


22 DE SETEMBRO DE 1958
                            Press Interview with Elvis Presley J2PB 7302
                            Newsreel Interview J2PB 7303
                            Interview For Pat Hernon in the library of the U.S.S. Randall J2PB 7304
                            Newsreel Interview Excerpt (A Legendary Performer, Vol. 1 - 0:34) J2PH 7305

_________________________________________________________________________________________________________________

FAIXAS DO EP RELACIONADO (RCA, 1958)

ELVIS SAILS (EP)

18 de novembro de 1958

1. Press Interview With Elvis Presley
2. Elvis Presley's Newsreel Interview
3. Pat Hernon Interviews Elvis at the Library of the U.S.S. Randall at Sailing















_________________________________________________________________________________________________________________

TRABALHO COMPLEMENTAR

Título:
The Complete '58 Sessions
Selo:
Chrome Dreams [CDCD5031]
Formato:
CD duplo
Número de faixas:
34
Duração:
71:00
Tipo de álbum:
Disco comum
Vinculado a:
Discografia não-oficial
Ano:
2008
Gravação:
15 de janeiro a 1 de outubro de 1958
Lançamento:
2008
Singles:
---

The Complete '58 Sessions foi um dos primeiros CD bootlesgs a completar todas as gravações oficiais de 1958 trazendo raridades completas e inéditas dos tempos de Elvis no exército. Ele contém o áudio capturado por jornalistas em diversas entrevistas nunca antes lançadas em um trabalho oficial ou não, além dos Masters dos singles daquele ano. Também presentes estavam o conteúdo completo do LP "King Creole" e do EP "Elvis Sails". No trabalho constam as faixas:

CD1
SINGLES
1. Don't
2. I Beg of You
24 DE MARÇO DE 1958
3. Draft Board
4. Interview - Fort Chaffee
SINGLES
5. Wear My Ring Around Your Neck
6. Doncha' Think it's Time
LP KING CREOLE
7. Hard Headed Woman
8. Don't Ask Me Why
9. King Creole
10. As Long As I Have You
11. Trouble
12. Dixieland Rock
13. Lover Doll
14. Crawfish
15. Young Dreams
16. Steadfast, Loyal and True
17. New Orleans
1 DE OUTUBRO DE 1958 (Friedberg, Germany)
18. Interview
19. One Night
10/11 DE JUNHO DE 1958
20. I Got Stung

CD2
EP ELVIS SAILS
1. Press Interview With Elvis Presley
2. Elvis Presley's Newsreel Interview
3. Pat Hernon Interviews Elvis at the Library of the U.S.S. Randall at Sailing
15/16 DE JANEIRO DE 1958 (LP KING CREOLE - MOVIE VERSIONS)
4. Turtles, Berries and Gumbo / Crawfish
5. Lover Doll
6. Trouble
7. Banana
8. Dixieland Rock
9. Young Dreams
10. New Orleans
11. King Creole
12. Don't Ask Me Why
13. As Long As I Have You / Outro
22 DE SETEMBRO DE 1958
14. The Truth About Me Interview (Full lenght)
_________________________________________________________________________________________________________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.

MAIS LIDAS