Elvis Presley Index: Elvis Country (CD/LP - FTD, 2008/2012)

TRANSLATE THIS SITE / TRADUCIR ESTE SÍTIO

quinta-feira, 24 de março de 2022

Elvis Country (CD/LP - FTD, 2008/2012)

Título:
Elvis Country ("I'm 10,000 Years Old")
Selo:
FTD [FTD 076] [88697 40723 2]
Formato:
CD duplo
Número de faixas:
40
Duração:
144:30
Tipo de álbum:
Comum
Vinculado a:
Discografia FTD
Ano:
2008
Gravação:
4 a 9 de junho e 22 de setembro de 1970
Lançamento:
Outubro de 2008
Singles:
---


Elvis Country foi o 71º LP de Elvis, seu primeiro disco exclusivamente country e o 76º CD da FTD. Ele contém faixas gravadas durante a Maratona de Nashville, de 4 a 9 de junho de 1970, e em 22 de setembro do mesmo ano. O trabalho encontra-se atualmente fora de catálogo.

Enquanto Elvis gravava as faixas para "That's the Way it Is" no RCA Studio B de Nashville, um disco country foi lentamente aparecendo quando ele e seus músicos se divertiam em jam sessions entre o trabalho em uma canção e outra. "Little Cabin On the Hill", uma das preferidas de Elvis, cantada por ele desde criança, foi a responsável por fazer Felton Jarvis crer que um disco inteiramente country renderia bons frutos ao Rei do Rock e à RCA, positivando a ideia. Com isso, Elvis reuniu suas canções preferidas no estilo e as gravou "ao vivo" no estúdio. Dez faixas foram obtidas naqueles cinco dias de junho de 1970, mas outras duas seriam capturadas em 22 de setembro do mesmo ano para completar a tracklist.

Lançado seis dias antes do aniversário de 36 anos de Elvis, o LP realmente representava suas raízes e seu espírito sulista. Iniciando com "Snowbird", o disco tem um progresso linear que mistura country puro ao country rock e outros estilos. Todas as canções eram ligadas por trechos de "I Was Born About Ten Thousand Years Ago", gravada nas mesmas sessões mas que somente seria lançada na íntegra no LP "Elvis Now" de 1972. Os singles do trabalho tiveram um ótimo resultado nas paradas, se posicionando nos números 21 da Billboard Hot 100, 2 da Adulta Contemporânea e 23 da Country. Melhor sucedido do que seus singles, o LP alcançou a 12ª posição da Billboard 200 e ficando em 6ª no Reino Unido. O certificado de Ouro veio em 1 de dezembro de 1977.

Mantendo-se dentro da promessa de trazer materiais inéditos remasterizados, a FTD cria sua própria versão do álbum clássico de 1971. Além de deixar o som do LP original extremamente cristalino, a gravadora fez questão de trazer takes que até bem pouco tempo eram considerados raridades ou existentes apenas em bootlegsNa sequência, os outtakes das famosas sessões que compõem a Maratona de Nashville são priorizados. Encerrando o trabalho, a FTD disponibiliza um livreto de 12 páginas com fotos e fatos das sessões e disco.

Abaixo segue resenha do trabalho.
________________________________________________________________________________________________________________

CD 1 - O ÁLBUM ORIGINAL

- 1-12. LP original: Masters como lançados em 1971.

- 13. I Was Born About Ten Thousand Years Ago: Master lançado em "Elvis Now" (1972).

- 14. Where Did They Go, Lord: Master lançado como single em 1971.

COUNTRY JAM

- 15. Faded Love (Country Version): Master de um pequeno ensaio capturado entre as gravações de "The Sound of Your Cry" e "The Fool". Infelizmente, Elvis teria de gravá-la mais tarde, já em outro estilo, por não ter a letra a sua disposição naquele momento. "Vamos fazer 'The Fool' enquanto isso."

- 16. The Fool (Take 1): É aqui que começa uma sensacional sessão livre onde Elvis e seus músicos tocam clássicos country. Ele estava no topo de suas habilidades vocais, o que é particularmente notável. Este primeiro take é magnífico, com Elvis entregando uma versão digna de Master, não fosse por ter perguntado se estavam gravando ou não em meio à introdução da música e por tê-la interrompido no final. A próxima tomada seria a do Master.

- 17. A Hundred Years From Now (Takes 1, 2): A fita começa já no meio do take 1 e com Elvis fazendo trocadilhos e errando a letra. Ele ri, indicando que seu humor está bom naquela noite. "Me perdi na parte final." A segunda tomada é mais curta, mas um pouco mais centrada. O Master foi obtido com um splice de ambas tentativas.

- 18. Little Cabin On the Hill (Take 1): Após um breve ensaio, Elvis e a banda fazem uma versão despretensiosa que privilegia o violão e a guitarra. O próximo take seria o Master.

MASTERS ALTERNATIVOS

- 19. It's Your Baby, You Rock it (Take 3 - Undubbed Alternate Master): "Como vamos fazer a intro?" Com os dois primeiros takes perdidos até hoje, esta é a primeira e única versão completa antes do Master. Em alguns aspectos, ela soa melhor até do que o take 5, por isso foi usada como um possível Master de início. 

- 20. Faded Love (Take 3 - Undubbed Alternate Master): Elvis já havia obtido o Master no take 1, mas ainda queria melhorar sua criação. E o que se houve aqui é certamente uma melhora, o que causa estranheza por ter sido apenas considerada como um Master por algum tempo. A guitarra e a harmonica são fenomenais aqui.

PRIMEIROS TAKES

- 21. Tomorrow Never Comes (Take 1): Essa tomada funciona mais como um ensaio do que uma tentativa séria de gravação. Elvis erra algumas entradas e parece não estar empolgado.

- 22. Tomorrow Never Comes (Take 2): Enquanto alguns detalhes são acertados, a banda toca um blues sutil muito agradável. Ao que parece, Elvis está querendo dar seu melhor e a finalização é quase perfeita.

- 23. Snowbird (Rehearsal + Take 1): Começamos ouvindo Elvis ensaiando a música por quase um minuto, e é uma pena que tudo termine em um fade estranho. O take 1 decorre normalmente e é um exemplo perfeito da magnitude de uma tomada completa e sem os pesados overdubs da RCA.

- 24. Where Did They Go, Lord (Take 1): O primeiro take deste clássico single já começa em seus primeiros segundos.  

CD 2 - SESSÕES DE GRAVAÇÃO

UNDUBBED ROUGH MIXES

- 1. I Really Don't Want to Know (Take 4 - Undubbed Rough Mix): Começa aqui uma coleção de 6 rough mixes sem overdubs. Este sãos, essencialmente, os Master sem as edições finais ouvidas no disco. Eram usados para que Elvis avaliasse e aprovasse ou não o take a ser vendido.

- 2. Faded Love (Takes 2, 1 - Undubbed Rough Mix): Master sem overdubs.

- 3. Tomorrow Never Comes (Take 12, 13 - Undubbed Rough Mix): Master sem overdubs.

- 4. Make the World Go Away (Takes 1, 3 - Undubbed Rough Mix): Master sem overdubs.

- 5. Funny How Time Slips Away (Undubbed Rough Mix): Master sem overdubs.

- 6. I Washed My Hands in Muddy Water (Undubbed Rough Mix): Master sem overdubs.

OUTTAKES DE JUNHO

- 7. I Didn't Make it On Playing Guitar (Studio Jam): Elvis e sua banda se divertem em um ensaio instrumental delicioso.

- 8. Tomorrow Never Comes (Takes 3, 6, 11): A perfeição do trabalho de Elvis se evidencia no fato de que este take 3, digno de ser um Master, é apenas um breve ensaio. O cantor o corta próximo ao final, dizendo não estar conseguindo achar o tempo correto. A tomada 6 é apenas uma frase da música "Running Scare", de Roy Orbison. A décima primeira tentativa é deliciosa por priorizar o violão no mix e o crescendo é contagiante.

- 9. There Goes My Everything (Take 1): O arranjo simplista ouvido nesta primeira tentativa é ainda melhor do que o Master.

OUTTAKES DE SETEMBRO

- 10. September Warm Up (Instrumental): Excelente run em estilo de blues moderno.

- 11. Snowbird (Takes 4, 5, 2): Os dois primeiros takes trazem apenas alguma conversa. A tomada 2 é uma versão sólida e completa, com Elvis se mostrando surpreso no final por tudo ter corrido bem.

- 12. Where Did They Go, Lord (Takes 2, 3): Após errar e abortar o take 2, a próxima tomada é completa e semelhante ao Master. A grande diferença aqui é a guitarra mais proeminente e responsiva no mix.

- 13. Whole Lot-ta Shakin' Goin' On (Takes 1, 2 - Rough Mix with Horns): "Como está o som, muito bom? Ok, quer dizer que está medíocre." O take 1 traz apenas conversas e brincadeiras de estúdio. A tomada 2 é o Master conhecido, com a diferença de que este mix traz metais adicionados posteriormente. 

UNDUBBED ROUGH MIXES 

- 14. When I'm Over You (Undubbed Rough Mix): Master sem overdubs.

- 15. The Next Step is Love (Undubbed Rough Mix): Master sem overdubs.

- 16. Love Letters (Undubbed Rough Mix): Master sem overdubs.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título:

Elvis Country ("I'm 10,000 Years Old") - Special Edition
Selo:
FTD [FTD 301] [506020 975051 6]
Formato:
LP duplo
Número de faixas:
24
Duração:
80:00
Vinculado a:
Discografia FTD
Ano:
2012
Gravação:
4 a 9 de junho e 22 de setembro de 1970
Lançamento:
Outubro de 2012
Singles:
---



Para os amantes do vinil, a FTD preparou um disco duplo com MastersUndubbed Masterse  outtakes. No trabalho constam as faixas:

LP 1
LADO A
1. Snowbird (Takes 4, 5)
2. Tomorrow Never Comes (Take 11)
3. Whole Lot-ta Shakin' Goin' On (Rough Mix with Horns)
4. Funny How Time Slips Away (Undubbed Rough Mix)
5. I Really Don't Want to Know (Undubbed Rough Mix)
LADO B
6. There Goes My Everything (Take 1)
7. It's Your Baby, You Rock it (Alternate Master)
8. Faded Love (Take 3 - Alternate Master)
9. I Washed My Hands in Muddy Water (Undubbed Rough Mix)
10. Make the World Go Away (Take 1 - Undubbed Rough Mix)

LP 2
LADO A
1. I Didn't Make it On Playing Guitar (Studio Jam)
2. Where Did They Go, Lord (Take 1)
3. The Fool (Take 1)
4. Faded Love (Country version)
5. Little Cabin On the Hill (Take 1)
6. A Hundred Years From Now (Take 2)
7. Snowbird (Rehearsal and Take 1)
8. I Was Born About Ten Thousand Years Ago (Master)
LADO B
9. Snowbird (Takes 4, 5)
10. Tomorrow Never Comes (Take 2)
11. Faded Love (Takes 2, 1 - Undubbed Rough Mix)
12. The Next Step is Love (Undubbed Rough Mix)
13. Where Did They Go, Lord (Takes 2, 3)
14. When I'm Over You (Undubbed Rough Mix)
________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.