Elvis Presley Index: That's All Right / Blue Moon of Kentucky (Compacto - SUN, 1954)

TRANSLATE THIS SITE / TRADUCIR ESTE SÍTIO

terça-feira, 4 de abril de 2017

That's All Right / Blue Moon of Kentucky (Compacto - SUN, 1954)

Título:
That's All Right
Selo:
Sun Studio [SUN 209]
Formato:
Compacto
Número de faixas:
2
Duração:
4:00
Tipo de álbum:
Estúdio
Vinculado a:
Discografia oficial
Ano:
1954
Gravação:
5 e 7 de julho de 1954
Lançamento:
19 de julho de 1954
Singles:
---


That's All Right é o primeiro trabalho de Elvis. Ele contém duas faixas gravadas nas icônicas sessões de 1954 no Sun Studio de Memphis. Ele foi relançado pela RCA sob número de catálogo 47-6380 em 23 de janeiro de 1956.

Depois de Elvis passar pelo Sun Studio em julho de 1953 para gravar um acetato particular, Marion Keisker, secretária de Sam Phillips, dono do estúdio, percebeu que aquele seria um cantor de fama. Perguntado por ela sobre qual seria seu estilo, Elvis respondeu com as hoje já famosas frases "eu canto todos os estilos" e "eu não me pareço com ninguém". Vendo seu potencial após ouvir o acetato, Sam Phillips pediu a Marion que anotasse o nome do rapaz, o que ela fez junto a um bilhete: "Ótimo cantor de baladas. Segure-o."

Quando Elvis retornou em janeiro de 1954 para seu segundo acetato pessoal, nada chamou atenção da gravadora. Em abril do mesmo ano, Elvis começou a trabalhar como motorista para a Crown Electric Company e participou de duas audições para vocalista de bandas. Ele foi rejeitado em ambas, pois os contratantes diziam que "ele não tinha ouvido para harmonia" e que era "melhor continuar sendo motorista" porque ele "nunca vai se dar bem como cantor".

Foto promocional de Elvis no Sun Studio; 1954
Enquanto isso, Sam Phillips estava à procura do que ele chamava de "cantor branco que pode cantar como um negro e me render um bilhão de dólares". Entusiasmado com uma leva de novas canções às quais adquirira os direitos, Phillips mandou chamar Elvis para gravar "Without You" em 26 de junho, mas a sessão resultou infrutífera. Mesmo assim, o produtor o escalou para uma sessão com dois músicos locais - o guitarrista Wynfield "Scotty" Moore e o baixista Bill Black - em 5 de julho de 1954.

Este evento foi bastante decepcionante de início, pois nem Presley nem seus instrumentistas encontraram um ponto em comum para gravar algo. Foi no fim da noite, quando todos se preparavam para ir embora, que a mágica aconteceu. Elvis começou a tocar "That's All Right" em seu violão, a cantar e dançar de forma estranha; sem ter o que fazer, Scotty e Black o acompanharam. Sam ouviu a brincadeira e teve um estalo: "Aí está meu bilhão de dólares!".

Sem perder tempo, Phillips pediu aos rapazes que encontrassem um ponto para recomeçar a canção e a gravou. A sessão daquele fim de noite ainda renderia duas outras músicas: "I Love You Because" e "Harbor Lights".

No dia 7 de julho, o trio gravaria outro título que se tornaria um hit instantâneo, "Blue Moon of Kentucky".

No dia seguinte, o DJ Dewey Phillips tocou "That's All Right" em seu programa de rádio em Memphis e o fenômeno começou a ocorrer. Telefonemas de todas as partes do país começaram a congestionar as linhas da estação, com todos querendo saber o nome do dono daquela voz peculiar.

Alguns dias depois, Dewey entrevistou Elvis e fez questão de frisar, devido ao preconceito da época, de que ele era um cantor branco - e não negro, como muitos assumiram.

Elvis foi então escalado para aparecer no mais famoso programa de rádio do sul, "The Louisiana Hayride" em 17 de julho de 1954 e cantou "That's All Right" e "Blue Moon of Kentucky". O sucesso repentino de ambas canções fez com que Sam Phillips pensasse em vender discos com elas o mais rápido possível.

Para manter a coerência de um cantor de Country, o Sun lançou o primeiro compacto de Elvis Presley em 19 de julho de 1954 com as duas canções do gênero. O disco vendeu como água e fez com que Sam colocasse Elvis em diversos shows no Sul dos EUA e promovesse suas gravações em rádios.

Depois de um tempo, Elvis fez um acordo com Scotty e Bill para que eles se tornassem sua banda fixa, dando a eles 25% dos ganhos.

Nascia o mito e a história começava a ser escrita.

-----------------------------------------------------------------------------------------------


SESSÕES DE GRAVAÇÃO

Data:
5 e 7 de julho de 1954

Estúdio:
Sun Studio

Local:
Memphis, Tenneessee

Músicos:
Voz: Elvis Presley
Violão: Elvis presley
Guitarra: Scotty Moore
Baixo: Bill Balck

Produtor/ Engenheiro de som:
Sam Phillips


5 DE JULHO DE 1954
                                Harbor Lights EPA3 2742-03
                                I Love You Because G2WB 1086-SP
                                That's All Right F2WB 8040-04

7 DE JULHO DE 1954
                                Blue Moon Of Kentucky F2WB 8041-NA


-----------------------------------------------------------------------------------------------


LOGS DAS SESSÕES



-----------------------------------------------------------------------------------------------


FAIXAS DO COMPACTO ORIGINAL (SUN, 1954)

THAT'S ALL RIGHT (SINGLE)

19 de julho de 1954

1. That's All Right
2. Blue Moon of Kentucky
















-----------------------------------------------------------------------------------------------




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

LEMBRE-SE: Não postaremos mensagens com qualquer tipo de ofensa e/ou palavrão.